Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

sexta-feira, setembro 08, 2006

Síndrome do Restaurante Chinês

Alto lá...Tive há dias, horas gloriosas...eheheheh, ao ler um artigo na proteste sobre este assunto.Era sempre gozada,não imaginam...
cada vez que ia a um chinoca...porque no final do jantar sentía-me
sempre mal...muito esquisita...com estranhas sensações...Com isto, deixei de ser gozada...nada como lermos...
"O que popularmente se conhece como a síndrome do restaurante chinês não é um tipo de intoxicação alimentar por produto químico. Ao contrário, trata-se de uma reação de hipersensibilidade ao glutamato monossódico (GMS), uma substância que acentua o sabor e é freqüentemente utilizada na culinária chinesa. Em indivíduos suscetíveis, o glutamato monossódico pode produzir uma sensação de pressão na face, dor torácica e sensação de queimação em todo o corpo. A quantidade de glutamato monossódico que pode causar esses sintomas varia consideravelmente de pessoa para pessoa.
Efeitos irritantes. Alimentos como o curry podem irritar o intestino. O glutamato monossódico pode causar uma doença conhecida como a síndrome do restaurante chinês, que resulta em dor no peito, palpitações e fraqueza"

22 Comments:

Blogger Just Me...S said...

Bem....nunca pensei!! Embora confesse que já não consigo ir a um restaurante chinês, gosto mas já me mete nojo, principalmente depois de ter lido que praticamente todos os restaurantes chineses que foram inspeccionados foram ou encerrados ou levaram uma multa considerada grave.

E mais....já reparaste que não há velhotes chineses?? Que será que lhe fazem??? lol

Beijocas miuda gira
S

12:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:16 da tarde  
Blogger Docinho said...

Ja sabia disto... conheço quem tenha passado por isso...
Nunca é de mais aprender... e os restaurantes chineses nunca têm um ar muito limpo... mas eu gosto... adoro... ultimamente não tenho ido...

Beijinhos com os olhos em bico

3:04 da tarde  
Blogger conchita said...

Ainda bem que nunca tive problemas desses ao ir ao restaurante Chines, porque eu adoro.
E não me venham com a conversa de falta de higiene nos restaurantes chineses (só vou a 1 e continua aberto, por isso..)porque os portugueses não devem ser melhores!
:)

3:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A conchita tem razão, não se pode falar em falta de higiene, quando há muitos restaurantes portugueses bem piores.

Eu adoro comida chinesa,e não sou susceptível a ela.

Só tu Mixikó,eheheheheh.És muito sensível.

4:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que tu inventas para não ir ao chinoca!!!!

Vais contrariada e depois dizes que és sensível à comida chinesa!!!!Pois sim.

Miúda, não deixes de ter aqui comentários, sei que isso ´já te passou pela cabeça.
Apaga e segue em frente!!!!

Por uns não podem pagar outros. O espaço é teu, escreves o que bem entenderes, seja bom, seja mau!!!!

Quem quer lê, quem não quer, não abre o blog miúda.SImplesmente!!!!

Quem quer, comenta.Quem não quer, que não faça deste canto o seu caixote de lixo!!!!

4:23 da tarde  
Blogger Caroline said...

Eu até gosto de comida chinesa... mas com tantas notícias... a falta de higiene... agora isto...

Acho que vou comprar um livro de receitas :)

Beijinhos "à pequim"

5:19 da tarde  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Pois, pois pois!!
Não, não me cativa...
Sou mais dado a comidas mediterranicas, mesmo que seja apenas para diversificar um pouco é uma opção que não tenho, nem pelo convivio. Não sei, nunca me cativaram as comidas "amarelas"!
Nem preciso de estar dentro de um restaurante chinês para sentir o dito glutamato monossódico (o que se aprende aqui...), a dor no peito, palpitações, fraqueza e more choses existe antes de existir!!

Kiss, até outro instante...

5:32 da tarde  
Blogger cloinca said...

Olha.. já tinha tentado comentar aqui e não conseguia...
Não sabia disto! A verdade é que adoro comer no chinês, e nunca me senti assim...
Ainda há uns dias fui ao supermercado comprar ingredientes para fazer um jantarzinho chinês cá em casa... já n~ºao faço comida chinesa há algum tempo!!
Nhammi... abriste-me o apetite!!
;)
( e tu a pensar... Bahhh!!!!)
Beijos grandes para ti!!!

7:53 da tarde  
Blogger Grilinha said...

Eh lá....não sabia disto. Que curioso e estranho. Bem, sempre tens bom remédio, não vás aos chineses...Beijocas

8:58 da tarde  
Blogger Lua said...

Pois é ... desde que foi esta cena das inspecções nunca mais comi um clepe com alloz xau xau acompanhado de um tlina de lalanja :(

12:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É síndrome com que não fico
Por nunca lá ir comer
Mas fico com os olhos em bico
Quando para ti estou a escrever

Do Tuga para a Mix.

12:37 da tarde  
Blogger Sol said...

Nem sei o que comentar...
Eu gosto de comida chinesa...

Bom fim-de-semana

1:19 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

Não sabia. Também não sou grande apreciador de chinesismos alimentares, mas fico de sobreaviso, obrigado e boa semana

12:34 da tarde  
Blogger Verita said...

É por essas e por outras que ninguem me apanha lá :(
É caso para dizer que ainda bem que não gosto dessa comida, por mim é mais um Italiano com massas e pizas saborosas :)))

Jokasssss grandessss

2:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto mais parece um menu de receitas azedas a papel pardo. E os restaurantes chineses com qualidade, o que dirão da vossa publicidadezinha negativa.....
assim sendo comam cozinho à portuguesa

Jiji

3:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola ! Estou a estudar bromatologia (estudo dos alimentos) e deparei me c o tal SINDROME DO RESTAURANTE chines. E é tal e qual cm tens retratado acima. De facto, deu me vontade tb de rir qdo li isto...até pq ultimamente tenho ido muitas vezes ao chines...lol

*

4:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola ! Estou a estudar bromatologia (estudo dos alimentos) e deparei me c o tal SINDROME DO RESTAURANTE chines. E é tal e qual cm tens retratado acima. De facto, deu me vontade tb de rir qdo li isto...até pq ultimamente tenho ido muitas vezes ao chines...lol

*

4:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola ! Estou a estudar bromatologia (estudo dos alimentos) e deparei me c o tal SINDROME DO RESTAURANTE chines. E é tal e qual cm tens retratado acima. De facto, deu me vontade tb de rir qdo li isto...até pq ultimamente tenho ido muitas vezes ao chines...lol

*

4:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

passei por aqui por um acaso, pois quase sempre tenho essas sensações estranhas quando como comida chinesa... decidi pesquisar e encontrei o teu blogue... só pra dizer que n tas sozinha... é mais vulgar do que parece e do que alguns dos teus amigos pensam. deixo um abraço solidário! ;)

2:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fui ontem, Domingo 10 de Maio com a minha mulher e minhas duas filhas a um Restautante Chinês que por várias vezes frequentamos. Tem muito bom aspecto. Desdes os tempos de Londres, anos 70, que aprecio a gastronomia chinesa apesar da má publicidade aqui, mas verdade seja dita: a razão porque pesquisei e vim aqui parar, é que de facto eu, a minha esposa e uma das minhas filhas temos essa sensação de pressão nas fontes da face ao meio da refeição. A filha mais velha não sente nada...penso que algumas pessoas são mais sensíveis. Não é isso no entanto que me faz parar de apreciar essa comida quando assim decidir, mas os scépticos que não sentem essa alergia, tem de se considerar sortudos e não ridicularizarem os outros. Bom dia a todos.

11:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá Mixikó! É um tema muito interessante! Eu sou sensível ao gms, principalmente aquele que é encontrado nos legumes. Sempre que como sopa, quiche de legumes e legumes cozidos, fico sempre com dores de cabeça e enjoada. Só gostava de acrescentar uma coisa... este síndrome não tem que ver com a higiene dos restaurantes chineses mas sim com um aditivo artificial que os asiáticos acrescentam na comida que ajuda a dar mais sabor aos alimentos. beijos

6:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home