Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

segunda-feira, agosto 28, 2006

From the 80's...

Há dias li um post no marketeer500 que me fez recordar os anos 80...Quem não se recorda?
Do Herman (quando ainda era o Herman)...
Do Verão Azul (aqueles putos nas suas aventuras de bicicleta, até hoje me fazem cantarolar para o Tomás); Fame (eu lembro-me que não perdia um episódio...I Want to live forever)...dos Marretas...lindo...Dallas...(todos plásticos...lol), Vila Faia, Roque Santeiro,o Urso Misha, Conan...eu sei lá...
Das pastilhas super gorila...quem nunca fez um concurso, para ver quem fazia o maior balão??Eram tantas as pastilhas na boca, que até me doíam os maxilares...eheheheh
De dançar a Lambada nas matinés (sim, discoteca à noite, nem pensar...não é como hoje, saímos à noite para dançar e só vemos miúdas ainda com cheiro a leite)...eheheheheh..como é que fui capaz...
Quem não se lembra da revista Gina...altamente didáctica diziam...eheheheh
Das cassetes...do cubo mágico...que mais??
Tempos mágicos...tempos em que ainda se escrevia/recebia cartas por correio...como alguém disse: - outra arte perdida...

25 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Lembro-me de dançar nas matinés, ao som da Samantha Fox.Será que ainda canta?
Lembro-me de um livro que me acompanhou nessa época: Os cinco.

9:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As aventuras dos cinco!!!!As canetas Bic!!!!Será que ainda se vende?!!!!
Belo post miúda!!!!

10:03 da manhã  
Blogger Miguel said...

Dos telefones fixos ...!
Das colecções de cromos!

Das primeiras bandas rock portuguesas!!

Velhos tempos!

Bjks da matilde

10:49 da manhã  
Blogger Just Me...S said...

Que nostalgia minha querida!!!
É verdade, quem tem a nossa idade, lembra-se disso tudo com muita saudade…
Então eu, que ando nostálgica e saudosa para xu-xu!
Beijocas ternurentas
S
PS: Quem é o/a P e a/o Hum???? Estou curiosa....sou muito cusca :)

10:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bom dia Hum et all
Eu ainda sou do tempo em que se marcava um encontro e desde que se saía de casa até ao sítio não havia maneira de desmarcar, alterar, confirmar, etc....

11:22 da manhã  
Blogger Just Me...S said...

Querido arqueologo, eu tambem!! :))

11:54 da manhã  
Blogger tixa said...

Ai que saudades!!!
Bjs grandes

12:25 da tarde  
Blogger Macro said...

De facto, eu tb sinto isso... Quem se encaminha velozmente para os 40 partilha aqui do que disseram...por referência ao post do Vitor Crespo no Marketeer500, um blog interessantíssimo - ainda que recente.

Julgo q nestas idades já temos algumas experiências e vivências acumuladas q se vertem dp neste tipo de exteriorizações naturais e até mto saudáveis, creio.

A memória assume assim múltiplos valores e papéis: estético, pessoal, histórico, ficcional, filosófico e o mais...

E aos 40 já percorremos mais de 50% do n/ trajecto de vida... O drama começa aí!!!

"Yo no digo esta canción
sino a quein conmigo va.
saber adónde vamos
ni de dónde venimos".

E o que inicialmente começou por ser uma lambada numa matinée no Acapulco - como porventura fizeram muitos de nós... - transformou-se numa narração de personagens da história com emoções, diálogos, interrogações, tergiversões, ou seja, NÒS PRÒPRIOS tornamo-nos numa espécie de entes angélicos cheios de mistério que andamos pra aqui as esvoaçar... Mas sp com um drama: não conseguimos voar, nem os pés levantamos do chão por mais de breves segundos, ou instantes como diria o "louco de lisboa".

Mas o apreciador inteligente sabe que a sensibilidade da memória vai mto para lá dela.., pois somos obrigados a recuar no tempo mas, ao mmo tempo, recriamos o presente, antecipamos o futuro cheios de paixão, cheios de imprecisões, cheios de vontade por descobrir o que ainda julgamos não estar descoberto: às vezes Nada!!!

Recordo q qdo o genial Goethe...{há aqui alguém q goste dele}!!! - se referiu à sua juventude não deixou de se autocriticar, denunciando imensas coisas, perspectivas, situações. Eu, mais modestamente, penso o mesmo.

No fundo isto sucede porquÊ??? Eis a big question??? Em minha opinião isto ocorre pq aspiramos à eternidade e verificamos que somos, afinal, uns morcegos com breves anos de vida. Poderíamos ser, ao menos, como os corvos que chegam a viver até aos 150 anos..

Queremos o impossível e não temos nada, no final é só mmo memórias de que dispomos, isto se não enlouquecermos antes e perder até a memória, começando por guardar os sapatos no frigorífico, a pasta de dentes debaixo da cama, meter o dinheiro no congelador and so on...


Por isso qdo hoje me perguntam do mais me prezo: respondo sp que é estar lúcido, ou de pensar q estou.. E ainda gosto de acreditar de 5 coisas incríveis antes do pequeno-almoço, como fazia alguém na Alice no país das Maravilhas... mmo q depois nenhuma delas se concretize.


Afinal, o mundo, - Nós próprios - somos biografias andantes, trajectos.. memórias. Basta comparar os afectos de uns e de outros... Embora em tudo isto haja muita-muitinha imaginação e ficção..., por vezes até nos baralhamos como o poeta e não sabemos q parte das nossas vidas integra a realidade e que parte emana da imaginação - a que se sobrepõe outras ttas ilusões, possessões...

Mas onde é que quero chegar??? não é às ilusões da memória, certamente!!!!

É a um conceito-director que explica tudo isto, ou quase, e que nos permite sermos protagonistas e ao mesmo tempo espectadores da nossa história.. Vendo a nossa casa por fora, connosco lá dentro.

Esse conceito designa-se por Stream of consciouseness, q decorre dum monólogo interior mas flui como uma torrente ininterrupta de sensações, pensamentos e recordações e, acima de tudo, ASSOCIAÇÕES de ideias que ocupam a nossa consciência e nos permite, em boa medida, fazer aquilo que acabamos de fazer.

Eis o meu modesto contributo para esse entendimento. Para essas memórias: a memória do tempo q passa connosco lá dentro.

E agora queria lembrar-me do que foi o meu almoço ontem e tenho dificuldade em fazê-lo... Contudo, sou capaz de me lembrar o que estava a fazer há 20 anos atrás neste preciso momento... Mas isso n posso dizer, porque deixaria de estar lúcido...

Best wishes
RPM

1:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Arqueólogo,
belos tempos, em que não éramos controlados pelas máquinas, que nos tiram toda a privacidade.

Um contributo igualmente interessante rpm.

2:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é Hum...
hoje ficamos escandalizados porque uma pessoa não nos atende o telemóvel; ou pior chegamos a dizer "olha um chamada não identificada. Não atendo chamadas anónimas".
ora eu ainda sou do recuado tempo em que quando se atendia o telefone não se imaginava quem seria e todas as chamadas eram anónimas.
eu ainda sou do tempo em que para levantar dinheiro era preciso ir ao banco e, mais recentemente, haver uma lista dos multibancos no país.
já para não falar de:
-passaporte para entrar em Espanha;
-autorização do meu pai para a minha mãe puder ir ao estrangeiro ... Badajoz, por exemplo...
Eu até sou do tempo em que os telefones tocavam como telefones e a música ouvia-se na rádio, ou nuns pratos pretos com uma agulha em cima....discos...ou lá o que era.
tou velho.
xau.

2:52 da tarde  
Blogger Caroline said...

"Recordar é viver"

O cubo mágico... horas entretidas... coloridas...

O "Agora escolha"...

o "Justiceiro"

o "tom sawyer"

a "guerra dos sexos"

Pastilhas gorila... eheheeh... só de lembrar... dói! ;)))

Beijinhos 80's

4:29 da tarde  
Blogger conchita said...

Tempos que nunca mais voltam.(nostalgia).

5:08 da tarde  
Blogger Sandra said...

gostei de ler as vossas opiniões...lembro-me mas pouquinho!!! Lembro-me mais dos anos 90!

Beijinhos

5:48 da tarde  
Blogger Grilinha said...

Que post fantástico...ficava aqui horas contigo a recordar coisas tão giras ! Via as séries e novelas como se fossem as únicas...ouvia uma musica....e se gostava tinha de comprar o vinil, andava de bicicleta sem capacete ....as cartas para a minha prima, cheias até mais não...cheia de recortes e novidades....as roupinhas dos porfirios, eheh...eram o máximo...qual zara qual quê...os Porfirios é que estavam a dar ! Beijocas

6:14 da tarde  
Blogger Just Me...S said...

Miuda gira
confesso que já pensei em parar com o blog, pelo menos por uns tempos...pois só consigo postar o meu estado de espirito...
vamos ver se animo :))
Beijocas muito mas mesmo muito ternurentas
S

6:16 da tarde  
Blogger Docinho said...

Que nostalgia deixaste no meu coração...
Que saudades... hummmmm...

Recordei o gravador de cassetes e a atenção que tinha para conseguir gravar as músicas sem os spots publicitários ; )))... músicas da moda em REC e STOP ; )

Oh que coisas perdidas!!!!

Beijinhos nesta era

6:54 da tarde  
Blogger Sol said...

Agora fiquei com saudades e nostálgica!

7:04 da tarde  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Xiiiiiiii...
Isso foi no outro século não foi???

Passarinhos a cantar
Com o rabinho a dar dar
piu piu piu piu

Onde é que eu já ouvi isto...?

Quase que apetece juntarmo-nos e de qualquer forma recriar tempos idos, não, não sou saudosista, lembrei-me... hoje aqui quase que se "obriga" a lembrar!!

Kiss pour toi e um sorriso a quem passa, até outro instante!

10:30 da tarde  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Herman na epoca do senhor contente e do senhor feliz? :) e nao era loiro, hahahaha....

TONYYYYYYYYY, MI NOMBRE ES TONY SILVAAAAAA, SOY GRANDE PREDADOR, DE LA MUSICA ROOOOOOOOOOOOOCK :)

11:26 da tarde  
Blogger dixubo said...

LEMBRO! LEMBRO! LEMBRO! de tudoooo!
Meu Deus, que nostalgia e que recordações tão boas!!!!! :)))
Adorei este teu post, grande viagem que fiz agora! :D

beijinhos *****

11:26 da tarde  
Blogger Avalon said...

Quem não se recorda do Dartacão???

Está fabuloso o teu post, minha Mixikó!!!
Não sei se os anos 80 ficaram na nossa memória devido à nossa adolescencia, ou devido ao facto das coiass serem tão diferentes de hoje...

Beijinho enorme de Avalon

10:10 da manhã  
Blogger Verita said...

Olá linda Mixiko, vim deixar-te um beijinho cheio de ternura e fiquei pensativa com o post... é bom recordar...tão bom!
Vai aqui uma troca de recordações que nem te digo nada, cada pessoa com a sua e no final todos com a mesma :)

Jokas de férias ainda :)

1:10 da tarde  
Blogger Caroline said...

Voltei só para ler de novo... para recordar mais coisas... tantas coisas...
saudades...
... dos escudos $$$...
... das colecções de latas...
... do Marco e da Heidi...
... das rádios locais...
... dos aviões a atirar brindes na praia...

Beijinhos nostálgicos

1:13 da tarde  
Blogger Elogio da Loucura said...

..E do algodão doce..
Dos berlindes, das caricas
Dos primos e das primas
Hoje ou já tudo bateu a bota
Ou não estão cá
Ou não se dão
Ou o raio..

O tempo dá cabo de tudo: da memória e até da memória que temos da própria memória


Web

2:36 da manhã  
Blogger cloinca said...

Eu era mais a Tânia... a Gina não tinha tanta saída lá na escola!
;)
ih, ih!
De resto... bons velhos 80's!!!

11:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home