Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

quinta-feira, agosto 24, 2006

Era uma vez...

Era uma vez, uma cobra que começou a perseguir um pirilampo.
que só vivia para brilhar.
Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava
em desistir.
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada.
No terceiro dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra:
-Posso fazer três perguntas?
-Podes.Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que te vou comer podes perguntar.
-Pertenço à tua cadeia alimentar?
-Não
-Fiz-te alguma coisa?
-Não
-Então porque é que me queres comer?
-PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!

E é assim, diariamente, tropeçamos em cobras!!

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E cheias de veneno, o que é pior.

10:51 da manhã  
Blogger Avalon said...

O teu texto está fabuloso e retrata de uma forma muito pertinente essa situação do nosso dia-a-dia, com que infelizmente nos depararmos!

Eu,como tenho medo de cobras...opto por me afastar!! Sempre!!

E assim, tenho conseguido sobreviver, sem que me toquem...:)

Beijinho enorme, Princesa!

10:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

e quando não se sendo cobra só encontramos pirilampos e nunca somos nós nenhum pirilampo?
não valerá mais ser pirilampo e termos motivos para sermos comidos do que nem para comida servirmos?

11:15 da manhã  
Blogger Caroline said...

Não diria melhor...

encontro uma cobra pessonhenta... diminuo a intensidade da luz... se ela teimar em "apagar-me"... uso todas as minhas forças e... ofusco-a!!!

Beijinhos brilhantes

11:38 da manhã  
Blogger Caroline said...

Arqueólogo: todos somos presa ou predador ;)
quem não é cobra... é certamente pirilampo... falta-lhe é a coragem para brilhar ;)

Beijinhos a acender

11:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

rosachok: um pirilampo é brilhante por coragem ou porque apenas é pirilampo?

11:55 da manhã  
Blogger Caroline said...

Arqueólogo: porque apenas é pirilampo!!!

Mas há aqueles que com medo do seu brilho... se escondem ;)

Beijinhos pirilampos

12:49 da tarde  
Blogger Grilinha said...

O texto está fantástico....Dá para reflectir...espero que esteja tudo bem contigo e vou responder rápido `"etiqueta" . Beijos

1:40 da tarde  
Blogger Macro said...

As cobras são perigosas porque matam por constrição, são esquivas, algumas poderosas e repelentes.

Depois têm uma outra arma: ou melhor duas - zize-zagueiam e são venenosas. Isto dificulta a forma de relacionamento do homem com os repteis em geral.

"Tentar perceber por que razão a ave vive fascinada pela serpente que a paralisa e, afinal, faz dela a sua presa"... Já não sei onde li isto..

Todavia, gosto de as ver através da TV, algumas têm cores soberbas e qdo as gibóias engolem antílopes inteiros, com cornos e tudo, pergunto-me sempre o que é que as gibóias vêem nos cornos para elas os comerem e digerirem com gosto...

Depois (h)ibernam e nc mais ninguém as vê... Algumas pessoas tb são assim..

Em puto, nos meus 12 anos, levei uma chicotada duma enguía que jazia num alguidar meio cheio de água, chicotada essa q me deixou zarolho por semanas... e ainda hje me lembro dessa enguia. Acho que ela olhou bem para mim antes de me atacar..

Apesar de ela ter sido logo comida com arroz, hoje, se pudesse comia-a de novo...

O que me chateia é que ela nem sequer se importou por ter-me aleijado numa das vistas...

Era por esses remorsos que lhe queria perguntar... Todavia o homem não tem remorsos nenhuns por matar todos os animais que come, e alguns até esfolam cobras: - comem-lhe os interstícios e ainda vendem as peles para fazer sapatos, carteira, cintos e outros sustos...

Sustus????
Experimentem comprar uma dessas cobras de 50 cm de borracha que se vende por ocasião do carnaval e coloquem-nas sob o travesseiro ou no banco do carro de algum amigo/a e vejam depois as reacções... Se possível fotografem essas reacções..

Dão excelente imagens que depois até nem os próprios se reconhecem...

Conheci um amigo que acusou o pai de ser a razão da sua gaguez... Precisamente, por causa dum susto pregado através duma cobra...

Era o Raul e, infelizmente, já morreu. Embora n tenham por causa delas.., das cobras!!!

Há cobras e cobras, e algumas andam como nós e são extremamente atraentes.

Algumas até falam línguas

Best

1:48 da tarde  
Blogger Just Me...S said...

Não sei se é bom ou mau...mas tenho sido pirilampo quase toda a minha vida...

3:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Há cobras e cobras, e algumas andam como nós e são extremamente atraentes.
Algumas até falam línguas"

Essas são as piores.Continuarão a matar, e a enganar habilmente.

4:06 da tarde  
Blogger Sandra said...

Belo texto, menina Mixikó!!!

Acho que também tenho sido um bocado pirilampo, mas nunca me deixo apagar!!! Sou daqueles muito...muito teimosos!!!

beijos

4:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

se calhar é isso que diz a cobra ao pirilampo... "oh! pirilampo vou-te comer até deitares lume pelo ..."

4:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

foi brejeira demais mas não resisti.

4:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou cobra!!!Sem veneno.Nada de confusões.
Arqueólogo, daqui a nada isto parece a brigada do reumático dos pirilampos!!!!Estiveste bem.

rpm, boa ideia.Hei-de esperimentar fotografar para mais tarde recordar!!!!

5:06 da tarde  
Blogger Mixikó said...

hum: e estão mesmo ao nosso lado, e não vemos...

senhora de avalon: tens de me dizer o segredo...para que não te toquem...

arqueólogo e p: insubordinados

rosachok: continua a ofuscá-la acredito c o teu brilho

grilinha: ganda speed...está tudo bem querida

rpm: olá...
comprei uma cobra nojenta ao meu sobrinho mai novo, na Disney...ele é q escolheu...biekkkkk...nunca mais tinha fim...e quando chegou a casa...bem...a mãe foi dar c a dita num cantinho e o grito foi...imaginas...o malandreco do puto fez de propósito...pena n ter fotografado a cena...

Essas cobras de que falas...enfin,nem comento p n me estragar a tarde

s&m: cuidado...abre os olhos...lol

Sandra: beijos

Loucodelisboa: não está aqui...eu xei...ainda n estou senil...não consigo comentar no teu blog...fizeste de propósito pá??

5:56 da tarde  
Blogger Docinho said...

Só tem medo das cobras quem não acredita que um dia o brilho será maior que o veneno...
Já senti esse veneno...
Hoje... brilho... na direcção oposta : )

O pior é que essas cobras acabam por magoar tudo e todos... não olham a meios para atingir fins... mascaradas de pirilampo...
Na maior parte das vezes escondidas atrás de brilhos falsos...

De qq maneira, o brilho será sempre mais forte... hoje sei isso, sinto isso ; )

Beijinhos com brilho de verdade

7:15 da tarde  
Blogger Patrícia Santos said...

Olá Linda...

Claro que sou eu!! ;)

Pois é... ela há com cada cobra... e bem disfarçadas que é o pior.

Mas o bem triunfa sempre sobre o mal, mesmo que às vezes não consigamos perceber isso.

Beijos grandes

7:26 da tarde  
Blogger conchita said...

Um texto muito certo, infelizmente existem pessoas que não podem ver ninguém a viver melhor do que elas.

Parabéns pelo texto adorei!!

12:10 da tarde  
Blogger Just Me...S said...

Beijoca grande
S

9:47 da manhã  
Blogger Vitor Crespo said...

Excelente texto e excelente alegoria para retratar certas situações que já assisti.
Eu só tenho uma maneira de lidar com as cobras - ignoro-as! -. Quando sou um pirilampo e vejo uma cobra atrás de mim, não lhe dou importância alguma, sigo o meu caminho. O que as cobras querem é que se abrande o passo e olhemos para trás. Quando isso acontece, perdemos a vantagem de ir à frente.

1:38 da manhã  
Blogger Rui Gonçalves said...

É sem dúvida, verdade.
Excelente história para ilustrar uma das verdades sobre a nossa sociedade.

3:31 da tarde  
Blogger Xico Rocha said...

Tal qual o seres humanos, é o comportamento da cobra, acho que é o que expressa a moral da história.
Xico Rocha

7:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home