Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

terça-feira, setembro 05, 2006

Sem comentários...

Era uma vez...
Era uma vez um Bar...cheio de gente...música alta...tudo o mais que consigam imaginar...
Era uma vez um casal...podre de bebado...era uma vez, uma menina de 5 anos a chorar,nesse Bar...vejo-me a tentar consolar a miúda que chora no meio daquele barulho, a ver se consegue atenção do pai ou da mãe...a rapariga do bar, veio falar comigo, chocada, porque me disse que foi ter c a mãe da miúda (mesmo sabendo que esta estava imprópria para consumo), e disse que a menina tinha sono, e queria ir para casa...ao que a dita mãe respondeu-lhe: -ser mãe é uma seca. O que eu posso dizer a uma pessoa que me fala assim??Perguntou-me a rapariga que trabalhava no Bar...nada...nada mesmo.
Fui ter com a miúda e perguntei: Porque choras? Quero a mamã…
Olha n chores, faz-me um desenho..tens sono não é?Fiquei sem reacção…como era possível?
E ela,olhou para mim...eu devo ter feito uma cara, que me disse: - já não tenho sono, vou-te fazer um desenho…
E lá me ía contando histórias, já bem disposta (mais do que eu, mediante aquele cenário), quando me diz: tenho uma irmã, vou fazer-te a cara dela.
- Ai é? Quantos anos tem a tua mana?
- Tem 6…
- E onde está agora?
- Em casa.
- Com quem?
- Sozinha…
- o quê????Sozinha em casa, com 6 anos? Fiquei transtornada, ao que ela me diz:
- mas olha,ela não tem medo, sabes e não está sozinha…está com o nosso pit bull…
Ena..fico mais descansada...pensei...fogo...aparece o pai (n se aguentava em pé, a mãe já estava caída no chão...eh pá...), e eu digo-lhe: - olha, ela está cheia de sono, devia de ir dormir.
Sabem o que o cromo local me respondeu?? " não posso fazer nada, estou com uma ganda pica".
O quêeeeeeeeeeeeeeeeeeeee?????????????????????????????????
Apareceu o dono do Bar que os conhecia e lá os mandou para casa...

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tantos casais que se conhece que não podem ter filhos, e vemos esses energúmenos assim.

10:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bom dia Hum.

provavelmente o futuro conduzirá a que os casais que queiram ter filhos tenham que ter uma "autorização" para o fazer.
não pudemos permitir-nos a que deixemos que gente dessa possa pôr crianças ao mundo.

Mas, tal como em tudo o resto, a nossa participação é, ou deveria ser, plena.

o caso narrado não deixa de ser pungente e ao mesmo tempo degradante.

Pergunta:
não é a nossa obrigação, enquanto agentes e participantes sociais, denunciarmos este tipo de situações?
Mixikó, desculpa, mas não terás ficado aquém das exigências básicas de um cidadão, teres participado nesta história e não a teres denunciado?
isso não faz de ti cúmplice?
Bastará desabafarmos para nos aliviarmos?
e as crianças de que falas, ficarão aliviadas porque partilhaste esta história connosco ou a situação deles continua exactamente a mesma?
ou seja, fundamentalmente, além de narrares a história, despertando em nós um sentimento misto de pena e revolta, contibuiste para a melhoria das crianças cuja situação tanto te revoltou?

11:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O post anterior não foi um ataque.

foi apenas uma tentativa de meditação sobre o assunto.

11:22 da manhã  
Blogger Mixikó said...

Eu não podia fazer nada Arqueólogo...
Nem eu,nem ninguém...cho que a única coisa sensata, foi o facto de não terem vendido mais bebidas ao casal, e eu ter falado c o pai da miúda, porque o dono do bar ouviu e mandou-os embora para casa.

Denunciar?Sim...mas como?
Chamando a policia, que estava lá já a passear a farda?As bestas chegam ao é do pai e dizia: -
eh pá, ó Zé, tens de ir para casa pá.Não são horas de andar na rua assim, com a miúda e ponto final?

Não tive coragem para ver "outra cena triste"...

Uma vez denunciei um pai, quando eu ainda morava noutra casa, no Algarve. Sempre que passavamos, ouvíamos a miúda de 6 anos a chorar atrás da porta...falava com ela assim, a perguntar-lhe o que tinha.E ela dizia que o pai a tinha deixado sozinha em casa.E que tinha medo...mas que não podíamos falar com ele, porque senão ele batía-lhe...

Correndo o risco de ser tudo imaginação da menina, liguei para a policia que lá foi, com uma assistente social...e era mesmo assim, aó que a miúda não tinha marcas visiveis de maus tratos...por isso, aquelas bestas não puderam fazer nada...

Passado um mês, o pai mudou-se...pergunto-me o que será feito dessa miúda...´que passava dias a fio encarcerada...a chorar...tão baixinho que mal se ouvia...

11:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Claro que não foi um ataque Arqueólogo,a Mixikó sabe isso.E eu também.

11:42 da manhã  
Blogger Sandra said...

Que horror...isto parece até ser mentira!!! Um filme!!!
E as crianças ainda estão com eles?!?!

beijos...foste um anjo!

11:55 da manhã  
Blogger Sol said...

Há pessoas que têm filhos só por ter (será que é porque a sociedade em que vivemos o exige?!!). Se ser mãe é uma seca porque teve os filhos?!!! Há coisas que não entendo, por mais que puxe pelo meu cérebro, não entendo...

11:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu não diria que a Mixikó tenha sido um anjo!!!!Mas pelo menos tentou.

Arqueólogo,
o problema é a nossa impotência face à situação!!!!Denunciar, claro.Mas, quantos e quantos casos se ouve falar que as autoridades competentes, não puderam fazer nada, por falta de provas!!!!

Era apanhar o gajo e dar-lhe uma carga de porrada!!!!

12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

... e capá-lo, como se faz aos gatos, cães ... Assim, o "animal" já não conseguiria fazer mais filhos
Atenciosamente,
Manel Búzios (conhecido pelo
Justiceirinho de Alvor)

2:17 da tarde  
Blogger Maria said...

Como é possivel ainda hoje em dia ocorrerem casos destes??E depois as crianças é que sofrem..
bjnho

3:49 da tarde  
Blogger Docinho said...

Fiquei com um nó na barriga... deu-me vontade de chorar... como é possível?
Porque têm filhos se não os querem amar????
Triste... muito triste fiquei...
Ainda bem que pelo menos tu deixaste um olhar mais alegre na menina...

Estou sem palavras...

4:58 da tarde  
Blogger Caroline said...

Consigo fugir... animada... venho ler-te... e encontro isto!!!

Sabes o que me deixa mais triste... aquela filha ama a mãe... só queria a mãe... vai sofrer sempre que este cenário se repetir...

Nem sei o que dizer... ter filhos sem lhes dar amor... pior... sem os respeitar, pelo menos...

Agora ficava aqui a tecer críticas a este casal...a estes progenitores... sim, porque pais eles não são... :( mas não consigo... estou agoniada... grrrr... revoltada!!!

Beijinhos de estômago embrulhado

5:06 da tarde  
Blogger Caroline said...

Li agora os comments...
Ainda fiquei pior... ó outro relato que fazes... é assustador!!!

Estou como diz o arqueólogo... como é que estas pessoas põem crianças no mundo... grrr... que raiva!

Beijinhos angustiados

5:12 da tarde  
Blogger Caroline said...

Li agora os comments...
Ainda fiquei pior... ó outro relato que fazes... é assustador!!!

Estou como diz o arqueólogo... como é que estas pessoas põem crianças no mundo... grrr... que raiva!

Beijinhos angustiados

5:12 da tarde  
Blogger Caroline said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

5:13 da tarde  
Blogger Verita said...

Bem, nem eu sei o q faria numa situação dessas :( ainda bem q ñ vi, ñ ia aguentar tamanha crueldade... mas o q fazer.. chamar a policia?! Ligar para quem?! Pedir ajuda a que instituição?!
São sempre situações complicadas...
Fiquei triste com este teu post, mas é a realidade de algumas pessoas infelizmente :(

Jokas de consolo

6:15 da tarde  
Blogger Grilinha said...

É triste e complicado....ai, as crianças...espero Deus olhe por elas. Um beijo

12:35 da manhã  
Blogger Just Me...S said...

Minha querida Mixiko
Estou revoltada, chocada, abismada...agoniada até, pois deu-me a volta ao estomago ler este teu post.
Como é possivel???
Li os comentarios de todo o pessoal e sabes que mais? Visto que neste país não se consegue fazer nada, concordo com o p e digo mais: UMA CARGA DE PORRADA AINDA ERA POUCO!!!!!
Mas eu tenho que dizer que nestes casos mesmo que pensemos que seja em vão, temos que tentar fazer alguma coisa por pouco que seja e há que denunciar estes casos.
Felizmente com crianças nunca me aconteceu, senão acho que me passava, mas já tive situações com animais ( cães propriamente ), não quero de modo algum comparar um cão a uma criança, mas eu adoro cães e não suporto vê-los serem maltratados. Uma das vezes deu resultado a minha queixa. Infelizemente as outras duas deram em nada.
Mas tentei!! Não estou de modo algum a criticar-te minha querida, nada disso!!! Agiste da melhor maneira, foste uma querida, calculo que a tua vontade tivesse sido levá-la para casa. A minha seria!!!
Beijocas
S

9:24 da manhã  
Blogger Avalon said...

como é que é possível acontecerem situações semelhantes!!

nem acredito!!!
parece novela!!!

10:25 da manhã  
Blogger Alexandra said...

Olá, vim aqui pela primeira vez e dei com esta história, por muito que se veja e oiça pensamos sempre: Será possivel?

Parabéns pelo blog

bj

10:37 da manhã  
Blogger Lua said...

Que belos exemplos de pais vão por este país fora ...

1:54 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

Sabes, essas coisas fazem-me mal ao fígado, é por essas e por outras que se me deixassem esterelizava uns quantos.

4:50 da tarde  
Blogger dixubo said...

TOU CHOCADA.
Desculpa lá o desabafo mas que grandes bois (já para não lhes chamar outra coisa).
Tanta gente que quer ter filhos, amá-los com condições...e não consegue. E depois aparecem estas bestas que deviam mas era ser estéreis!
Não há direito!!!!!

Beijinhos

11:23 da tarde  
Blogger conchita said...

Estou chocadíssima, há pessoas que têm filhos só por ter,esse genero de gente nem deveria de existir!!!
:)

2:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home