Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

sexta-feira, setembro 15, 2006

Psttttttttttt...

um link da docinho, descoberto há dias..passem por lá e deixem-se encantar e encomendar...lol

sabem aquele tipo de pessoas que adora forçar uma intimidade à frente dos outros?Aos olhos dos outros parece que nos conhecem tão bem, tudo fachada...e voces vão a passar e são tantos os rasgos de elogios que até enerva?Mas, quando viram costas sentem as facadas.Nunca vos aconteceu?Eu sinto isso, sempre que passo por uma menina aqui...é uma sensação horrível.Mas, qual o meu espanto hoje, fui buscar um cafetito e vejo uma colega que gosto e que "me dá nas orelhas", porque me tinha mandado uma msg para eu vir com ela para o trabalho, e eu não consegui responder. Vai dai, disse que eu era muito distraída e blábláblá...e eu, "pois sabes que sim, desculpa não deu para te responder".
No meio desta galhofa entra a tal menina, que ouve a conversa toda e saiu com esta:-"menina ...., tu também és assim, estás a falar da...mas és igual", ao que a minha colega fixe responde: "mas ela é pior do que eu", ao que a "cobrinha" sublinha a fluorescente:-"menina...conheço-te há anos e sempre foste assim, pior ainda"...Bemmm, imaginam que eu queria tudo, menos uma discussão por causa de mim.Mas a minha colega fixe acabou o assunto e disse "está bem" e beijos p mim...

Isto para dizer, que achei o episódio caricato.Nunca esperei ser "defendida", embora nunca tivesse sido "atacada"pela pessoa em questão...Fez-me questionar se eu não estaria a ser injusta com ela, a pensar isso dela...porque a reacção que ela teve, foi muita espontânea, franca..não "cheirei", nem senti nenhuma falsidade, nenhuma hipocrisia da boca dela.Não seria estranho, se ela se metesse na conversa, a chamar-me pelo diminutivo e a dizer que eu não era nada distraída...Mas, não foi nada disso.Talvez eu esteja a ser injusta com ela, mas aquela sensação de que ela me atira com uma faca, mal viro costas, não me larga...
Estarei a ver mal?Bahhhhhhhhhh

16 Comments:

Blogger dixubo said...

Nada como coleccionar umas quantas "pérolas" para aos poucos irmos tendo a certeza. Por via das dúvidas também não dês muita conversa nem confiança se achas que ela é falsa. O tempo logo se encarrega de, aos poucos to confirmar ou surpreender! :)
Ainda assim, antes a defender do que a falar mal! Se calhar foi para se redimir dos pecados! ihihihihih

xinhus
Bom fim de semana! ******

12:30 da tarde  
Blogger Docinho said...

Geralmente quando sinto falsidade nunca me engano : )
Acho que devemos dar oportunidades às pessoas para provarem o contrário... talvez seja essa a tua função agora... de qualquer maneira... olho atento que por vezes o diabo mascara-se de ANJO ; )))

Obrigada pelo lomk ; ) e pela dica!

És mais um dos meus doces ; ))

Beijos melosos sem veneno

12:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já fui aos links lindona.
Confesso que desconhecia os "10 touros de Kakuan", e quando li a explicação do rpm, no post anterior pensei "tenho que ir pesquisar". Em boa hora, veio este link, porqueo tempo não é muito.

Em relação à dita cuja,é só teres cuidado, para ela não te acertar com o veneno.

2:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ganda Mixikó!!!!

2:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Porra pá, mata-me lá a curiosidade!!!!! Quem são as personagens??

2:51 da tarde  
Blogger Just Me...S said...

Bem, já estou como a Diana...FIQUEI SUPER CURIOSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :)))

4:38 da tarde  
Blogger Mixikó said...

Minhas meninas, a curiosidade matou o gato...lol

4:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi passei por aqui e vi o teu post e achei que devia comentar peço ja desculpas se me estou a meter onde não devo. eu acho qu devemos dar o beneficio da dúvida, pois nem sempre o que parece é. mas nos mulheres temos um sentido apurado para o esturro mas vai de mansinho para veres afinal como ela é. bj

6:16 da tarde  
Blogger Verita said...

Até as "cobrinhas" se calhar têm consciência... quem sabe... talvez tenha mudado um pouco... mas ñ te enganes porque se a tua 1º intuição era má se calhar deves-te guiar por ela...
Mas sempre sempre de olhos abertos :)

Jokas Desconfiadas ;)

BOm fim de semana!

6:27 da tarde  
Blogger Moura said...

Olá,
vim aqui ter pela "mão" do Pedro Nelito!
Gostei e vou passar a espreitar este cantinho periodicamente.
Um abraço

6:33 da tarde  
Blogger Sol said...

Por vezes enganamo-nos, redondamente, com as pessoas. Acontece-me várias vezes.

Bom Domingo.

12:30 da tarde  
Blogger cloinca said...

Minha linda Mixicó...
Vim aqui deixar-te uma beijoka e dizer adeus... vou tirar umas férias da blogosfera por temopo indeterminado. Vou organizar a minha vida... e esperar que a tempestade passe.
Queria dizer-te que és das pessoas que eu mais gosto nesta blogosfera... que mesmo agora que estou mais distante não me esqueço de ti... prometo vir visitar-te sempre que puder, mesmo não tendo o meu blog no activo.
Não te conheço pessoalmente... mas gosto de ti! Do teu nome... então... tão lindo, tão doce... ;).. Nada a ver com Mixicó!
Estou sempre deste lado para o que precisares: por mail ou mesmo no blog, do qual recebo sempre as mensagens.
beijinhos grandes para ti e... até já!
Cláudia

10:39 da tarde  
Blogger Grilinha said...

Detesto essas sensação...incomodam-me como espinhos no sapato !!! Não te sei dizer...beijocas

12:32 da manhã  
Blogger Macro said...

Dedicado:

À autora deste espaço e aos que por aqui passam, ficam e voltam e (re)voltam na cadeia deste tempo cíclico que nos há-de matar a todos. Mas até lá...ainda podemos ler e respirar

... Os 10 Touros de Kakuan...


"O essencial é perceber que o "touro" é o princípio da vida, verdade em acção. Os dez touros representam passos sequentes na realização da verdade acerca da natureza de cada homem. Esta sequência é tão potente hoje como era quando Kakuan (1100-1200) a desenvolveu . Na América fez-se um trabalho semelhante oito séculos depois parra que se mantenha o touro revigorado. Uma compreensão do princípio criativo transcendente qualquer tempo ou lugar. Por isso, é eterna. Os 10 TOUROS são mais do que poesia, mais do que gravuras. Fazem-nos sentir pequenos, assim como pequenos. Esta sequência ensina-nos humildade, são um desenrolar espiritual com paralelo na Bíblia da experiência humana. Oxalá o ciber-leitor descubra as pegadas do seu "eu" potencial , e, empunhando o cajado do seu propósito e o jarro do seu vinho (desde que não se alocolize) realize o seu desejo, frequente o local do mercado e lá ilumine os outros.



The enlightenment for which Zen aims, for which Zen exists, comes of itself. As consciousness, one moment it does not exist, the next it does. But physical man walks in the element of time even as he walks in mud, dragging his feet and his true nature.

So even Zen must compromise and recognize progressive steps of awareness leading closer to the ever instant of enlightenment.


Paul Reps - Zen Flesh, Zen Bones

_______________________________________________________________
Começa a sequência:

1. SEARCHING FOR THE OX
(procurando o touro)

Wild and unruly,
the ox roams here and there:
seeking pleasure, avoiding pain.

Weary of being led around blindly,
the boy makes a firm resolution:
to catch the ox, tame it,
and ride it home.

Obs: Na pastagem deste mundo afasto as ervas altas na busca do touro. Seguindo rios sem nome, perco-me sobre os caminhos, que cruzando-se, penetram as montanhas distantes. A minha força falhando e exausta a vitalidade, não consigo encontrar o touro. Só o que ouço é o canto das cigarras atravessando a floresta à noite. Em suma: o touro anda perdido. Daí a necessidade de continuar a busca. Longe de casa muitos são os caminhos que vejo, mas, qual deles é o caminho certo, eu não sei. A ganância e o medo, o bem e o mal, atrapalham-me.






2. FINDING TRACKS
(descobrindo as pegadas)

Walking the path
and paying close attention,
the boy finds the first traces of the ox.

With fresh resolve
and firm intention,
he knows which direction to go.


Obs: Acompanhando a margem do rio sob as árvores, descubro as pegadas! Até debaixo da erva fragrante vejo pegadas. Na profundidade de remotas montanhas elas são encontradas. Estas marcas não podem esconder-se melhor do que o nariz de uma pessoa olhando para o céu. Em suma: conforme vou entendendo o ensinamento, vou vendo as pegadas do touro. Mas terei de descriminar para distinguir a verdade da não-verdade? Ainda não tendo entrado o portal, já me é possível discernir o caminho.





3. FIRST GLIMPSE
(distinguindo o touro)

The elusive ox is sighted !

In a moment of clear awareness
the boy fleetingly sees into the nature
of his untrained mind.

But the wily ox
of unconscious motivations
and old habits
still runs wherever it wants.


Obs: Ouço o canto do canário.., ou é rouxinol!? O sol está quente, o vento suave, verdes ssão os salgueiros que orlam a casta. Aqui nenhum touro se pode esconder! Em suma: quando se ouve a vox suave, pode-se aprender-lhe a origem. Logo que os seis sentidos entram em acção/fusão, entra-se no portal. Já se pode ver a cabeça do touro! A coisa mais insignificante não deixa de ser parte do que se é.






4. CATCHING THE OX
(agarrando o touro)

The ox is finally caught
but puts up a fierce struggle.
Its powerful nature is not easily changed.

Holding tight onto the rope
with firm determination
and sustained effort,
the boy must turn the ox
in a new direction.


Obs: Prendo o touro com grande esforço. A sua imensa vontade e poder são inesgotáveis. Em suma: ele viveu na floresta durante muito tempo, mas hoje eu prendi-o! O envolvimento com a paisagem interfere com o sentido de direcção. Desejoso de erva tenra, ele vagueia errante. A sua mente ainda está obstinada e descontrolada. Se desejar submetê-lo tenho de levantar o meu chicote.






5. LEADING THE OX
(amansando o touro)

Having won the struggle,
the boy now leads the way.
But he must keep a firm hold on the tether.

The new mode of being
based on understanding and insight
is still tender and not yet secured:
reverting to previous habits
and attitudes can easily occur
and must be guarded against.


Obs: O chicote e a corda são necessários. De contrário pode perder-se por qualquer poeirento caminho. Senddo bem treinado ele torna-se naturalmente dócil. Depois, solto, ele obedece ao seu mestre. Em suma: quando um pensamento brota da iluminação, todos os pensamentos seguintes são verdade. Por causa da ilusão, tornamos tudo não-verdade. A ilusão não é causada pela objectividade; ela decorre da subjectividade. Segura firma o anel do nariz (do touro ou do problema aqui representado por ele) e não admitas nem uma só dúvida.





6. RIDING THE OX
(montando o touro para casa)

Following the stormy process of transformation, comes a time
of unity and harmony.

The power of the ox has been integrated
and the long silenced inner voice
finds joyful expression
as the pair continues
on their Way.


Obs: Montando o touro, lentamente regresso em direcção a casa. Medindo com a mão o compasso da vibração da harmonia, conduzo o ritmo que não tem fim. Quem quer que ouça esta melodia juntar-se-á a mim. Em suma: esta luta acabou; ganhar e perder são assimilados. Sentado sobre o touro, observo as nuvens no alto. Para diante eu sigo, não importa quem possa desejar chamar-me para voltar para trás.






7. THE OX TRANSCENDED
(o touro transcendentalizado)

The ox is no longer of any concern to the boy.

At peace with the nature
of all things,
the boy enters deep meditation.

Dwelling in blissful solitude,
the boundaries between
"self" and "other"
begin to melt.


Obs: Sentado sobre o touro, chego a casa. Estou sereno. O touro pode também descansar. Chegou o amanhecer. Em abençoado repouso. Dentro da minha casa de teto de colmo, pus de lado o chicote e a corda. Em suma: só existe uma lei, não são duas. Só consideramos o touro um assunto temporário. É como a relação do coelho com a armadilha, do peixe com a rede, ou ainda a do político com os eleitores (em campanha eleitoral). É como o ouro e a escória, ou a lua surgindo de uma nuvem. Um caminho de lux clara atravessa o tempo sem fim





8. THE SELF TRANSCENDED
(o touro eu ambos transcendentalizados)


The flame of selfhood
has been extinguished:

no self, no other,
no time, no space,
the fulness of Emptiness.


Obs: Chicote, corda, pessoa, e touro - todos se fundem no NADA. Este céu é tão vasto que nenhuma mensagem o pode macular. Como pode um floco de neve existir num fogo intenso? Aqui estão as pegadas dos patriarcas. Em suma: a mediocridade partiu. A mente está limpa da ideia de limitação. Não procuro um estádio de iluminação. Nem permaneço onde não exista iluminação. Como não fico em nenhuma destas condições, os olhos não me podem ver. Se centenas de pássaros espalhassem flores no meu caminho, esse elogio não teria significado.






9. REACHING THE SOURCE
(chegando à origem)

Out of Emptiness appears that which IS.

Poised in mystic selflessness,
there is no self in anything particular:

The 10,000 things arise ......
and pass away.

(Only oxen fuss over this ! )


Obs: Demasiados passos têm sido dados no regresso à raiz e â origem. Mais valia ter sido cego e surdo desde o começo! Permanecendo a pessoa na sua verdadeira morada, sem preocupaação com o que está lá fora. O rio corre tranquilamente e as flores são vermelhas. Em suma: desde o começo, a verdade é clara. Em atitude de silêncio, eu observo as formas de integração e desintegração. Quem não se ligar à "forma" não necessitará de ser "reformado". A água esmeralda, a montanha anil, e eu vejo aquilo que cria e aquilo que destroi.





10. MEETING PU-TAI
(no mundo)

Returning to the world,
one is invisible:

no doer, only the doing;
every deed a part
of the functioning
of totality.

Pu-tai smiles and walk on.


Obs: Descalço no mundo, de peito nu, misturo-me com as pessoas. As minhas roupas estão esfarrapadas e cobertas de pó e eu estou sempre contente. Não faço uso da magia para prolongar a minha vida; Agora, ante mim, as áarvores tornam-se vivas. Em sintese: dentro do meu portal, mil sábios não me conhecem. A beleza do meu jardim é invisível. Porquê andara à procura das pegadas dos patriarcas? Vou para o local do mercado com a minha garrafa de vinho e regresso a casa com o meu cajado. Entro na loja dos vinhos e visito o mercado, e todos aqueles para quem olho se tornam iluminados

Sacado daqui com/sem a autorização do autor:

http://macroscopio.blogspot.com/2005/03/10-touros-de-kakuan.html

Não foi possível transpôr as imagens, os Touros tb não se deixaram agarrar. Afinal, touro que é touro...

E se puderem encontrem girafas nas nuvens, como "Ele" dizia..

Best Wishes

- A Agostinho da Silva -

que me ajudou a descobrir tudo isto
Sem marradas...
Nem amarras...

Agora, só falta aprender a voar sem partir os...

To SAMOT

7:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada.Já lá tinho ido ver ao link.

1:06 da tarde  
Blogger Mixikó said...

Rpm, obrigada pelo "to SAMOT"...and...and...and...

beijos per tutti

5:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home