Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

quarta-feira, junho 14, 2006

Dali não se vê apenas o mundo, mas também a esquina da nossa alma

Li agora mesmo no http://macroscopio.blogspot.com/ e não resisti a republicar...Obrigada Rui Paula de Matos por este belo quadro...

"Quem não conhece o Chapitô...Um projecto cultural, social e educativo que cruza a formação, a animação e a intervenção social através das Artes e do Espectáculo. Uma iniciativa louvável que não só pretende fazer arte pela arte como, ainda, se dedica ao apoio de jovens com dificuldades e sem lar. Um espaço a visitar e, se possível, a valorizar. Goza de óptimas instalações - exteriores e interiores - um ambiente agradável e umas vistas soberbas. Dali não se vê apenas o mundo mas também a esquina da nossa alma. Conheci a Té-té na casa de Agostinho da Silva em fins dos anos 80. Depois, o caldo cultural dos tempos de faculdade empurravam alguns de nós para lá aos fins-de-semana, onde (convi)víamos. Às vezes só víamos. Belas noites de Verão por entre muitas palhaçadas, risos, sorrisos, acrobacias e línguas de fogo e faquires na ponta das facas. Nada daquilo era comigo, mas às vezes pressentia que era eu quem fazia tudo aquilo. Que estranho!!! Recordo ainda a preocupação que a Teresa Ricou tinha com o enriquecimento da sua biblioteca - que tem, aliás, bons livros de Sociologia da Educação. Provavelmente, ela já nem se lembra de mim. Mas isso pouco ou nada importa. Não deixa de ser uma mulher fantástica, com um percurso de vida pelas "Áfricas" - onde acompanhou seu pai (médico) em campanhas verdadeiramente alucinantes. Hoje lembrei-me do Chapitô, alguém por lá irá representar uma peça. E tantas vezes é a vida que nos representa, os pensamentos que nos pensam, as ideias que nos consomem, as palavras que nos falam. O teatro, afinal, é ao mesmo tempo uma arte e uma técnica e visa materializar uma fórmula simples: rae presentare, ou seja, tornar presente o que está ausente. E é isso que todos fazemos neste minúsculo palco da vida - tão perene quanto provisório - alimentado só por duas (ou melhor) três certezas comezinhas: nascemos, vivemos e morremos. Enquanto o diabo esfrega um olho. Agora experimentem lá pôr isso em linguagem de teatro: pôr o diabo a esfregar o olho!!! Para quem nunca viu o diabo não se sabe se tem olhos... Dedicamos este simples post ao Chapitô, à mulher palhaço (Teresa Ricou) e aos artistas que fazem daquele espaço um lugar de misterioso no canto enigmático das nossas almas. Que tantas vezes - em surdina - nos representam, mesmo contra a nossa vontade."

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muitas vezes nos passa ao lado,todo o trabalho do Chapitô.É sempre bom relembrar!!!!

11:16 da manhã  
Blogger Avalon said...

Cá estou eu, conforme prometido em resposta ao teu post na Távola Redonda...

Apenas acrescento, que o Chapitô, para mim é um espaço MÁGICO.

Que coincidência...visitaste o meu blog e identificaste-te...e eu venho ao teu e tu estás a falar precisamente de algo que me é tão querido!!

Obrigada Cloinca, por nos teres apresentado!! eheheh

Vou tentar passar lá amanhã para assistir à V/ peça...se conseguir que alguém fique com o meu Principe!!! - tb tenho um de 6 anos...e tb sou mamã galinha!!!!-

Beijinho :)

11:29 da manhã  
Blogger Mixikó said...

Olá Avalon...bem vinda aqui neste meu cantinho do mundo...
Ok...obrigada.
Eu vou tentar levar o meu filhote(tem 5), a ver se consigo.
Um beijo

1:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ali, a realidade torna-se ficção, na mão de seres mágicos que vestem a pele dos sonhos e os transformam em matéria. Outros, feitos de nada, ou simplesmente desenhados com palavras, escrevem no ar, com uma caneta mágica, os sonhos, feitos de letras, que a cada dia esperam a visita de almas que os queram vestir também.

4:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home