Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Cadê?????O grito do Google...

"O grito - Edvard Munch foi um pintor norueguês que se especializou em pintar as emoções. Ele dizia que não era importante pintar as pessoas, mas sim os seus sentimentos, a dor, o medo, a surpresa, a paixão, a compaixão e daí por diante. O curioso é que comumente ele pintava um quadro diversas vezes, até ficar satisfeito. O quadro chamado "O Grito", foi pintado 50 vezes antes do artista dar a obra por concluída. Paciência? Determinação? Mania de perfeição? Loucura? Talvez tudo isso.

Munch teve uma vida muito complicada - incluindo a perda dos pais ainda muito jovem - e mostrou uma forte influência desses fatos em seu comportamento durante a vida. "O Grito" é talvez o seu quadro mais conhecido e mostra uma angustia interior descomunal. Não é só o personagem central que grita. Toda a natureza, todo o universo ao seu redor é um grito de desespero. As cores fortes, a paisagem que parece movimentar-se e envolver o personagem lembra Van Gogh, que também foi um artista com marcantes traços de loucura."
In, CyberArtes

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Também deixei de o ver.

11:07 da manhã  
Blogger Caroline said...

Pintar as emoções... e ficar famoso com isso... o céu!!!

gostava de ser louca assim ;)

Beijinhos artísticos

3:04 da tarde  
Blogger Soph said...

Também gostei!!!

1:36 da manhã  
Blogger Moura said...

Expressionismo é o nome dado a esta corrente artística. Pinta-se a dor e a angústia dada a situação de caos vivida na Europa nos anos conturbados da Grande Guerra...que vieram mostrar as debilidades daquele continente que se achava superior aos restantes!!
Gosto muito deste quadro.
Um abraço.

6:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home