Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

quinta-feira, novembro 02, 2006

Mathias Goerne...no Grande Auditório da Calouste Gulbenkian, 02 e 03 Nov.

Vinha a ouvir a Antena 2... a voz de Mathias Goerne…Fico sem palavras…e palavras para quê?
Foi como se estivesse em pleno palco…como se fizesse parte de um todo...a música, as vozes, o contexto, o drama…numa canção de Wagner…ahhhhhhhhh

A propósito de Wagner, aqui fica uma curiosidade:
É no poema medieval que Richard Wagner se inspira para criar a magnífica ópera “Tristão e Isolda”, que foi apresentada pela primeira vez em 1865 em Munique.

Em dezembro de 1854, Richard Wagner enviou uma carta para seu amigo Franz Liszt, aonde declarou: Já que em minha vida nunca desfrutei o êxtase do verdadeiro amor, quero levantar um monumento ao mais belo de todos os sonhos, e que esteja impregnado desse amor do princípio ao fim. Já tenho esboçado em minha mente o roteiro de uma ópera que será baseada na lenda de Tristão e Isolda(a propósito da sua polémica história de amor, com Matilde Wesendock)

"Los lazos que unieron a Wagner con Matilde Wesendonk, a quien él denominó su Musa, eran tan elevados, puros, nobles, y de naturaleza ideal, que ¡alás! solamente podrán ser avaluados por aquellos que en su pecho noble alberguen su misma elevación y altruismo de pensamiento"
(Ernst Newman, 1899).

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Goerne é um cantor alemão de referência.
Esteve também no passado dia 31 no Grande Auditório.

10:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

isto sim, é cultura...
tenho que me começar a dar com gente assim para ver se desemburro.

bom dia de finados.

11:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bela prova de amor

11:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Arqueólogo, mas o dia de finados não foi ontem?

11:26 da manhã  
Blogger Mixikó said...

Arqueólogo, então não?
Se conheço pessoa que precisa mesmo de desemburrar és tu...vai mas é lá fora, ver se chove...lol

11:30 da manhã  
Blogger Sol said...

Passei por aqui...

Beijinhos

11:48 da manhã  
Blogger Docinho said...

Ena... tanta cultura por estes lados!
Gosto... adoro ouvir música no carro e sentir-me fora dali... lá venho eu a cantarolar para que ninguém me oiça ; )

Beijos com muito mel para adoçar a chuva : (

12:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim senhor, aliás senhora....admiro a tua gestão temporal....quando se quer faz-se! ou tenta-se não é?

1:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Loá Hum,
não ontem foi o dia de todos os santos; hoje é o dia de finados. porém, como hoje não é feriado :( as pessoas habituaram-se a comemorar o dia de finados com o dia de todos os santos.

Olá Mixikó,
Já fui ver se chovia, como me mandaste.
Sim, chove! ;)

2:00 da tarde  
Blogger Bloquinho de Sonhos said...

Ó linda...
Tu sabes tanta coisa :0)
Nesses temas sou mesmo naba. Até já quase tenho vergonha de vir aqui comentar :0) Bjs

10:11 da tarde  
Blogger Mixikó said...

Menino bonito Arqueólogo

As minhas melodias: retira já o que disseste minha baby linda...eu não sei nada...acredita.O que sei é do pouco que leio, e vejo e oiço...coisas que tu também podes e deves fazer. A informçaõ não cai do céu, cabe-nos ir à procura nem que para isso, baste abrir um livro, um blog com teor interessante e actual (O MACROSCOPIO por ex.) e ouvir rádio...

Por isso, não tenhas vergonha de vir aqui comentar...eu mesma, sou naba em muitos assuntos e não tenho vergonha de admitir...é só perguntar a quem sabe, para ficarmos a saber...
o Arqueólogo, por ex.muitos temas de que ele me fala, desconheço...mas ele trata logo de me explicar do que se trata...é assim...é preciso é não ter vergonha...só assim aprendemos.

beijos per tutti

9:27 da manhã  
Blogger dixubo said...

Não conheço, mas pelas tuas palavras deve ser bom! :)

Beijokas ****

11:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

completamente de acordo, havendo vontade de aprender muito coisa se faz.....Bom fim de semana

11:54 da manhã  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Ficou mto bonito este post, a cultura nao se faz, acontece :) entao aqui acontece, contigo, um momento cultural nobre :)

E essa nocao do amor intensamente vivido, mas que "nao se viveu" (ou entao entendi super mal) esta 5/5

Beijos e bom FDS!

1:43 da tarde  
Blogger Sandra said...

Muito bonito!!!!

beijinhos e bom fim de semana!

2:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá
é importante recordar aqui que a "estória" remonta ao tempo do rei Gormond que prometeu a mão da sua filha Isolda a quem matasse um monstro que assolava a região (era assim como no tempo dos dragões e dos príncipes encantados... que ainda hoje existem, é claro, mas como as meninas deixaram de acreditar neles, eles andam afastados e tristinhos! como se sabe as meninas de hoje já não acreditam em nada por causa do barulho das luzes das discotecas onde são todas noites as "rainhas do baile" até que o brilho das luzes se apaga e o som da música se esvai e voltam para casa sozinhas e abandonadas pelos amores que descobriram encostados à coluna mais escura da pista e que só estão ali porque tb estão abandonados pelos amores que eles próprios inventaram por outras princesas cujos corações entregaram a outros príncipes que não as amam et caetara)

de qualquer maneira é sempre bom recordar mais esta história de amor que é assim:

(...) "Mas Isolda das Brancas Mãos surpreendera a conversa e, louca de ciúmes, enganou Tristão. Quando o navio surgiu no horizonte, Tristão já estava enfraquecido demais para enxergar, e a esposa disse-lhe que uma vela negra fora içada. Tristão pensou que sua amada o abandonara e morreu de infelicidade. Ao chegar, Isolda, a loura, viu o corpo de Tristão estendido na praia, não resistiu e caiu morta junto ao amado.

Os dois foram enterrados lado a lado. O rei Marcos ordenou que se plantasse uma roseira selvagem no túmulo de Isolda e uma videira no de Tristão. Ao crescer, as duas plantas enrolaram-se uma na outra, como se quisessem ensinar aos homens que o amor: é mais poderoso que a morte."

portanto, infere-se daqui que as Isoldas passam a vida a enganar os Tristãos que somos nós e é por isso que nós hoje andamos sempre tritinhos quando as vemos nas discotecas braços no ar corpos coleantes atrás dos príncipes encantados que desaparecem nos finais das rápidas fugazes enganadoras madrugadas

xi
herc

7:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home