Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

sexta-feira, outubro 20, 2006

Se depois de eu morrer…

Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples
Tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra cousa todos os dias são meus.

Sou fácil de definir.
Vi como um danado.
Amei as cousas sem sentimentalidade nenhuma.
Nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei.
Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.
Compreendi que as cousas são reais e todas diferentes umas das outras;
Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento.
Compreender isto com o pensamento seria achá-las todas iguais.

Um dia deu-me o sono como a qualquer criança.
Fechei os olhos e dormi.
Além disso, fui o único poeta da Natureza.

Fernando Pessoa/Alberto Caeiro; Poemas Inconjuntos; Escrito entre 1913-15

P.S. Alguém me sabe dizer, onde poderei encontrar o “Último Homem” de Murnau?

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Grande Pessoa.

12:08 da tarde  
Blogger Docinho said...

Adoro.... cada poema.... cada palavra... mesmo quando não faz sentido!

Beijos poéticos... sempre PESSOA

2:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vê na colecção da Atlanta filmes, não me recordo das reposições..mas pode ser que esteja por lá....

2:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eis uma das coisas que eu gostaria de saber fazer...:
1ª saber escrever;
2ª saber escrever bem;
3ª uma carta de despedida por ocasião da minha última viagem

Nada disto eu sei...mas felizmente sei ler.

beijos.

2:54 da tarde  
Blogger Macro said...

Bom texto do Pessoa
belos coments do "arqueólogo"
e eu que estou a preparar uma aula pergunto-me se saberei fzr algumas daquela troika de coisas...

Conluo que (tb) só sei ler, e mmo assim depende dos dias

Bom posts e belos comentários
Abrço a todos
RPM

3:55 da tarde  
Blogger Macro said...

Era o W. Churchil, creio, que dizia que se tivesse + tempo escreveria uma carta mais curta!!!

Best

3:59 da tarde  
Blogger Miguel said...

Gostava de poder ajudar-te mas não sei ...!

Em todo o caso ...

Um BOM FDS!
Bjks da Matilde

8:12 da tarde  
Blogger Lua said...

Muito bonito!
Bom fim de semana
Bjs

9:39 da tarde  
Blogger Angel said...

excelente post, parabens

jinhos e bom fim de semana

9:39 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

Grande escolha de poema. Quanto ao filme já tentaste a amazon.com, bom fim de semana

10:33 da tarde  
Blogger Caroline said...

Sou fã... conheço cada palavra :)))

Mas não consigo apenas ver... o sentir em mim é muito forte!

Beijinhos PESSOA

11:49 da manhã  
Blogger Bloquinho de Sonhos said...

Que lindo miga
Nao conhecia este poema.
Gostei muito.
Bjs

3:15 da tarde  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Gosto imenso da forma como o Pessoa escreve.
Estive aqui há pouco, e ao ler lembrei-me e agora com mais tempo deixo aqui parte, acredito que o conheças...

(não o transcrevo todo porque tenho mesmo que escrever e para te dizer a verdade não me apetece muito dar aos dedos, estou num instante preguiçoso...)

"Quando vier a Primavera
Se eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes qu na Primavera passada.
A realidade não precisa de mim.

Sinto uma alegria enorme
Ao pensar que a minha morte não tem importancia.

Se soubesse que amanhã morreria
E a Primavera era depois de amanhã,
Morreriacontente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando haveria ela de vir senão no seu tempo?

Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se morrer agora, morro contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.

Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem,podem dançar e cantar á roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferência.

O que for, quando for, é que será o que for."

Alberto Caeiro

(Acabei por escrever todo, entusiasmei-me)

Mais umas frases, não resisto!

"Um dia deu-me o sono como qualquer criança.
Fechei os olhos e dormi.
Além disso, fui o unico poeta da Natureza."

Alberto Caeiro

Vou embora, kiss... até outro instante!

6:22 da tarde  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Xiiii... isso já anda assim???
Já procuras nem que seja o Ultimo Homem????

(Não me apetece fazer rien de rien...)

12:01 da tarde  
Blogger Soph said...

Este HOMEM é um GRANDE SENHOR!!!!

9:55 da tarde  
Blogger dixubo said...

O que eu gosto de Fernando Pessoa!!! :)
Adoro mesmo! :))

1:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home