Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Ser ou não Ser...

Apanhei um balde de água fria...outro...mais um...e não aprendo...com uma pessoa amiga, sim amiga...pelo menos eu pensava que sim...eu pensava que era...bem, na verdade não deixou de ser, mas o sentimento que me move em relação a ela, é bem diferente do dela...deu-me a entender que a nossa relação era superficial...ela podia pensar assim, mas eu não...
Mas o que é preciso ser, ou ter para sermos considerados amigos de alguém??Eu já não sei...fiquei com a sensação de que tudo em que acredito, não faz sentido neste mundo...que parece não ser o meu...o que fortalece uma amizade??O que edifica esse sentimento?O que faz com que separemos à partida, quem vai ser nosso(a) amigo(a)??O que faz com que nos identifiquemos logo com alguém, e que nos faz dizer:- esta sim, posso confiar, é minha amiga, gosta de mim sem qualquer interesse...acreditamos nisso, anos e anos, enquanto dure...sim, porque nada é eterno...queremos acreditar que sim, que tudo é para sempre, mas é pura mentira...e uma perda de tempo pensar-se assim...
Pensei o amor durasse para sempre...
aquele primeiro amor de Liceu, que todos temos...enganei-me..
pensei que o sofrimento fosse eterno...também me enganei...ainda bem...
e a única coisa que ainda tive esperança, foi pensar que a amizade durasse para sempre...
mas voltei a enganar-me...
Porque na realidade, creio que nos agarramos à ideia de que é um sentimento para valer, e não uma simples amizade colorida...no fundo sabemos que não é para sempre, mas queremos ao menos que seja verdadeiro e que seja como nós o sentimos também...
E quando damos por nós, vemos que afinal o sentimento não é recíproco...
e que há uma grande distância entre o que sentimos e o que julgamos que a outra pessoa sente...e ai tomamos consciência, de que afinal demos tanto para nada...achamos que nunca foi apreciado...mas será que não mesmo??Eu quero acreditar que sim...e acreditar que as coisas mudam, as pessoas mudam, e os sentimentos, esses acompanham esse ritmo...
Quero acreditar que essa minha amiga, que me fazia sentir especial, por ter uma amiga como ela e por saber que eu seria especial para ela, que foi um instrumento do tempo...que é a mesma de sempre, mas que o seu conteúdo modificou-se um pouco por obra do tempo...que tudo desfaz...
Quando falo em tempo, falo em distância, em isolamento, em crescimento...em tudo, em nada...
Porque mudam as pessoas???Eu tive um amigo que me dizia, que as pessoas não mudavam, eram sempe as mesmas...mas que só eram assim, aos nossos olhos, quando começavamos a pensar nelas...será assim mesmo???Parece que já não me restam dúvidas...não foi a primeira desilusão que tive, com uma amiga, já tive uma outra, no passado...e com um amigo também...
E eu dizia para mim mesma,. que de hoje em diante tudo seria diferente...que não me podia dar tanto assim a uma amizade, sem saber se iria receber o mesmo de volta...
Mas é dificil passar à prática, porque eu não quero nada de volta, sabe bem receber claro, mas não dou, à espera de algo em troca, só espero é que o sentimento esse seja mútuo, será exigir muito??Talvez eu esteja errada, por isso levo com estes baldes de água fria de vez em quando...mas não aprendo...e volta e meia, estou lá...para aqueles amigos que nos dizem muito, e estão sempre ao nosso lado, ou, para aqueles que desaparecem no tempo, e que se um dia voltarem, serão bem recebidos, ou para aqueles, que nos dizem muito, mesmo estando tão longe...por vezes até nos dizem mais, que os que temos por perto...
Bejos e pórtémse mal...(ler com pronúncia algarvia)

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mixikó,
se esperas que a amizade seja mútua, já é quereres algo em troca.
Mas não é errado pensares assim.Se formos a ver bem, todos queremos alguma coisa em troca, faz parte da natureza do homem - dar para receber: seja um sorriso, uma palmadinha nas costas,dinheiro,qqr coisa, tudo é uma troca, até nos afectos existe uma troca.Errado é as pessoas mostrarem-se muito amigas,para virmos a descobrir que na realidade não são.

2:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

está bem visto hum....Mixikó..isso anda um bocadito por baixo, não?

2:51 da tarde  
Blogger Mixikó said...

Não, nada mesmo...só me apeteceu escrever s/ isto,por ter feito essa descoberta,dessa minha amiga...acho que todos passamos por isto...pelos amigos que julgamos ter, e depois...bem o depois já conhecem...porquê que ao falarmos de algo mais profundo,julgam logo que estamos depress???
Beijos

2:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não implica logo depress como tu dizes...mas sim desapontamento com essa tua vivência.
Claro que todos passamos por isso....mesmo definindo bem os espaços......

4:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

saudações,
a minha ausencia tem sido grande mas não notada... o que é excelente.
1ºestás gira na foto. tenho que dizer ao C.M. para ter cuidado...
2º a amizade, tal como qualquer outro sentimento que saia de nós é uma troca e ao mesmo tempo baseia-se em relações de poder. como tal, aspirar à sua eternização é tempo perdido.
a amizade, tal como nós próprios é efémera. para quê esperarmos algo de alguém?
esperemos apenas que esse alguém nos dê o que quiser dar e se nós dermos o que quisermos dar, pode ser que cheguemos a um equilíbrio, sempre precário, claro...porém equilíbrio.
como isto já vai longo, resta-me apenas despedir da HUM com uma boa noite; e para ti MIXIKó, quando leres isto já é bom dia; estarás quase ao pé de mim, com a tua xícara de café com leite a dizer bom dia e a ouvires um chorrilho de maus tratos para começares bem o dia...
tenho que neste momento partilhar um grande problema que tnho na vida.......faço a barba amnhã ou deixo-a por fazer pelo 3º dia consecutivo? ou mais ainda, terei eu paciência para aturar mais um dia na dita torre?
não percam as cenas do próximo episódio da saga "um arqueólogo na prisão"-- a história de um pobre arqueólogo preso entre quanto paredes azucrinado até à exaustão por questões....pouco questionáveis...brevemente num escritório, perto do seu.
fui.

12:28 da manhã  
Blogger Mixikó said...

1º claro que notámos a tua ausência pá...e da Cookie e da Sy...
2º Eh pá, fizeste-me um elogio!!!!
3º "brevemente num escritório, perto do seu." não percam que nós também não...lindooooooooooooooo

9:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Passei a vista pelo teu blog em má hora,mas q grande testamento, este post!!!!!
Inspiração não te falta!!!!!!!!!
Sim, a foto está gira, mas não te iludas, é só a foto!!!!!!!!!!
Continua, vou passando por cá.

9:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá,
"Arqueólogo" notou-se a tua ausência aqui.
É verdade,tudo se baseia em relações de poder.
"para quê esperarmos algo de alguém?
esperemos apenas que esse alguém nos dê o que quiser dar e se nós dermos o que quisermos dar,"
E porque não esperar Arqueólogo?
E porque não esperar que nos dêm o que queremos receber?Parece-me justo,se dermos o mesmo.
Um bom dia para ti e para todos os habités deste espaço.

12:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu diria antes: ralações de poder.
E viva os habitués que dão vida ao Blog da Mixikó.
Mixikó é um ganda testamento,mas valeu a pena.

2:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá HUM boa tarde,
Repara que se nós não esperarmos nada de ninguém nunca nos desiludiremos e por outro lado tudo o que vier é mais do que esperámos...é 2 em 1...
Além disso se não esperarmos não nos desiludimos, não ficamos tristes e a Mixiló tinha-nos poupado a este post....:)

2:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hum!..não esperar para não sofrer.

3:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home