Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Pandora...

Sempre achei interessante ler e falar s/ a mitologia...sempre exerceu um fascínio s/ mim. Hoje vou falar-vos de Pandora...Já devem certamente ter ouvido falar de Pandora...e da caixa de Pandora...Pandora"a que possui todos os dons"...
"A maior dificuldade de relatar um mito não está em traduzir as suas múltiplas conexões e desdobramentos, mas em resolver onde parar, onde recortar este mito do todo da mitologia... Por isso, a história de Pandora começa antes da própria Pandora. "
Muito resumidamente, como um castigo para os mortais, Zeus ordenou ao Deus das Artes que concebesse uma mulher igual às deusas imortais, e que fosse dotada em todos os sentidos...daí nasceu Pandora "a que possuí todos os dons"...e enviou-a com presente a Epimeteu. Epimeteu tinha sido avisado de que não deveria aceitar nenhum presente dos Deuses, mas obviamente ficou tão encantado com Pandora que ignorou as recomendações que lhe tinham sido feitas.
Pandora trazia do Olimpo, um vaso fechado que não devia ser aberto, mas abriu e dentro dele saíram todos os males que assolam a humanidade...
Diz-se que Pandora abriu o vaso por ambição...por querer ser uma Deusa do Olimpo...
Daqui nasce a conhecida expressão, "a caixa de Pandora" que no sentido figurado, traduz-se em acções que são aparentemente bem intencionadas...mas que na verdade, revelam-se catastróficas...
Tenham pois cuidado com todas as Pandoras que temos entre nós...
que com muita astúcia e doçura levam-nos a acreditar que são realmente assim, como parecem...e de repente, sem darmos por isso, eis que "abrem a caixa" e revelam-se de uma maneira que até então julgávamos não ser possível...
Eu conheço muitas Pandoras, infelizmente...mas gostava de ter o dom de poder distinguir à partida, todas as outras que se cruzam no nosso caminho...
Beijos

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

para os mais distraídos, reparem que no mito de Pandora é uma mulher que está na presença dos males e o homem que os liberta. Curioso fazer a analogia entre este mito e outro, que por ser mais moderno se deve ter inspirado nele; refiro-me ao mito de Adão e Eva; ela na presença do mal; também aqui o homem que o liberta.
e disse para os mais distraídos porque são muitos mais os mitos que a biblia traz por importação/inspiração de outros mitos coevos ou antecedentes.refiro apenas mais um a epopeia de Gilgamesh e Noé. se naõ sabem a que me refiro, já têm TPC....

9:49 da manhã  
Blogger Mixikó said...

Tradução moderna de TPC = traduz para conhecermos...eheheheh
Fala-nos lá da história de Gilgamesh...era um rei que lutava pela imortalidade,n era??...conta, conta, conta...

10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

TPC, sempre foi trabalho para casa.
Gilgamesh relata-nos um dilúvio. penso que seja o único relato de um dilúvio extra bíblia.
quanto a lutar pela imortalidade...quem não luta?

10:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

uma visão "ligeiramente" machista não?

1:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é a visão da época em que foram escritos ou passados os documentos.
aliás ainda hoje a bíblia, que é o livro sagrado dos cristãos e judeus, diz que a mulher se subjuga ao homem, tal como o corão igualmente o diz. a visão só é machista quando é julgada à luz dos principios de hoje. para a época são correctos.

2:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sabias que Pandora é o quarto dos satélites conhecidos do Planeta Saturno?Eu não...
Mas, para além disso, também eu conheço uma "Pandora", movida pela ambição e maldade, escondidas numa cara angelical e gestos de sereia. Sei que um dia o castigo de Zeus irá recair s/ ela.

3:38 da tarde  
Blogger Mixikó said...

Não sou eu, pois não???
brincadeirinha...eu sou um doce...mas mesmo assim, sei que existem pessoas que se sentem ameaçadas...será o meu respirar que lhes incomoda??
eheheheh...não sei, mas quanto a isso não posso fazer nada...
beijos

4:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tu não ameaças ninguém. quanto ao teu respirar, bem...hum....talvez o teu marido possa ter uma palavra.
ressonas????

4:40 da tarde  
Blogger Mixikó said...

eheheheheheh...ressono e babo-me toda...(isto é a visão do inferno). Eu também pensava que não...mas nunca percebi porquê, por mais voltas que dê...mas olha,sinceramente já deixei de me importar com isso...é porque são pessoas parvas, e eu não vou perder tempo a pensar nelas, non é vero???

4:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ressonas e babas-te toda....
olha, amanhã vais mascarada de quê?

12:45 da manhã  
Blogger Mixikó said...

De Peter Pan...eu vivo na terra do nunca mesmo.

10:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home