Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

quarta-feira, janeiro 04, 2006

"Sair daqui: esta é a minha meta"

Disse-me uma amiga ontem, que estava cansada...E eu perguntei mas, cansada do quê?? Já paraste um pouco para olhar para a tua vida??
E já reparaste na vida de outros à tua volta??
Ao que ela me respondeu: - já parei e já olhei à minha volta...por isso mesmo, digo que estou cansada.
Confessou-me então, que o seu cansaço tinha uma única origem: o de estar no mesmo lugar, que se sentia presa. Que estava farta de tudo e que queria partir, começar do nada...Muitas pessoas sofrem, por assim dizer, desse mal...
Estão cansadas do mesmo lugar, do mesmo trabalho, das mesmas pessoas, e outras cansadas de si mesmas...
Muitas pessoas querem sempre começar uma nova vida, num outro lugar...Mas, muitas x falta-lhes a coragem, para dar o primeiro passo, para deixarem tudo o que já conseguiram conquistar até então, para deixarem as raízes...
Perguntei então à minha amiga, o que ela queria fazer e para onde queria ir...
Ela respondeu que não sabia, mas de uma coisa tinha certeza, queria partir, sair daqui...
É sempre assim, quem desse lado do ecrã, não se identifica um pouco com isto??
O querer partir, mesmo não sabendo para onde, mesmo não sabendo o que se quer, mas sabendo sempre...
o que não se quer...e o que não se quer...é ficar... seja no mesmo sítio, seja da mesma maneira...
Vou deixar-vos uma linhas que traduzem bem esse espírito, que habita um pouco em todos nós...


"Dei ordem de irem buscar meu cavalo ao estábulo. O criado não me compreendeu. Fui eu mesmo ao estábulo, ensilhei o cavalo e montei. Ao longe ouvi o som de uma trombeta, perguntei o que significava aquilo. Ele de nada sabia, não ouvira nada. No portão deteve-me, para perguntar-me:
-Para onde cavalga o senhor?
-Não o sei - respondi -. Apenas quero ir-me daqui, somente ir-me daqui. Partir sempre, sair daqui, apenas assim posso alcançar minha meta.
-Conheces então, tua meta? - perguntou ele.
-Sim - respondi eu -. Já disse. Sair daqui: esta é minha meta."

In, A Partida (Franz Kafka)

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá amiga,

Antes demais, muitos parabéns pelo teu blog, adoro ler o que escreves, e tu escreves tão bem...

Quanto a este temas, gostava de comentar o seguinte:

Eu acho que o problema da maioria das pessoas é que continuam à espera que o «criado lhes vá buscar o cavalo».
Quantas e quantas pessoas continuam a culpar o «criado» porque nunca chegou a trazer o «cavalo» e assim ainda não poderam mudar de vida, por favor, levantem-se e sigam!!
Reclamar do que não se faz do que se podia ter feito, do que se gostava de fazer não custa e eu acho que se tornou numa excelente desculpa para a vidinha que a maioria das pessoas leva, o problema, para mim, é realmente o «cavalo» nunca lhes ter ido parar às mãos e assim se vão desculpando da vidinha que tanto gostavam de ter mas que nunca vão ter a coragem de experimentar, porque ir embora sem cavalo é impossível...

Amiga, não penses no cavalo que nunca te trouxeram... não te faças isso... o cavalo é somente uma ajuda...

Beijos,
Cookie

12:37 da tarde  
Blogger Mixikó said...

Cookie, my love...
Escrevi isto hoje, por causa de uma conversa que tive com uma amiga ontem...e ela pareceu-me, enfim...sem ânimo para nada...tudo lhe escapa...não se consegue prender a nada e tudo a que se quer prender...parece que lhe escapa como fina areia, por entre os dedos. Mas, claro falo também um pouco de cada um de nós, que tem esse secreto ou não, desejo de se libertar...desejo de mudança, a vários níveis...
No meu caso, bem sabes...sim...qual o meu desejo de mudança...e de facto tenho de ser eu mesma a ir buscar o "cavalo"...se quero realmente um trabalho que me dê mais prazer...e eu que pensava que ia trabalhar contigo...hihihihih. Enfim, mas tens razão, não podemos pensar que a mudança se faz por si mesma...e não podemos pensar em mudar quando já estivermos na prateleira...Vamos pois, abrir os horizontes e arriscar...e pensar que esta insatisfação é positiva, porque só ela nos faz querer mudar...e se queremos mudar, é porque achamos que conseguimos chegar além fronteiras e o porque o trabalho...esse, é sempre mais gratificante se nos der o tal prazer diário...
beijos

1:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nós temos mesmo é que conseguir seguir sempre em frente, olhando para dentro de nós, porque é de dentro de nós que muitas vezes está o caminho para se poder seguir em frente.
quantas vezes partimos sem olhar e não paramos de andar às voltas apenas porque não soubemos olhar para dentro.
claro que muitas vezes é mais fácil seguir em frente, sem pensar, do que olhar para dentro de nós. temos medo, temos muitas vezes muito medo daquilo que pudemos encontrar. e o que pudemos encontrar? talvez nós próprios, o que pode ser terrível...

4:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

esqueci-me de acrescentar o resto do comentário :
depois de lerem o comentário anterior enviem a mensagem para 10 amigos 30 segundos depois de o lerem.
se não fizerem quebram a corrente (o que é mau, diga-se)e se a quebram, num prazo de 24 horas cairá uma chuva de pianos em cima de cabeça (como se um não chegasse) e ficarão os homens sem erecção e as mulheres com. se enviarem a mensagem, uma menina que tem uma doença que ninguém conhece e que tem 3 anos há pelo menos 5, receberá 10 centimos por cada mensagem dados pela microsoft e ainda um telemóvel nokia oferecidos pelos próprios....
conversa mole para boi dormir, perguntam? é para não destoar do blog.....

4:27 da tarde  
Blogger Mixikó said...

lindoooooooo...brilhante...tinhas que estragar tudo Arqueólogo...mas, eu gosto de ti assim...ah...basta dizer conversa para boi dormir pá...
beijo

8:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home