Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Tudo o resto é paisagem...


Hoje é um daqueles dias, em que nada acontece…
Que bom…estar quietinha e ver tudo a passar…
Não inventar…deixar-me estar…de preferência fechar os olhos e abri-los na praia…


Faz frio, as águas estão agitadas e ao longe, vejo um “bife” a tomar banho…
Que coragem…mas este frio para eles, não é nada…

Ah, e estou a comer flocos de aveia…
Sim... flocos de aveia…a última vez que falei nisto, fizeram-me uma cara de nojo…
Como se comer flocos de aveia fosse a coisa mais anormal do mundo!!!!!!!

E senti-me mesmo uma anormal…

na verdadeira acepção da palavra…
Pois, então que seja…por isso e por muito mais…

Por gostar de ouvir Carmina Burana em alto e bom som, e não estar propriamente com uma depressão…
Por não querer descontar para a Segurança Social, mas como sou obrigada…só me resta “gregoriar”
Por gostar de andar de patins à chuva…

Por gostar de rir, quando mais ninguém ri das piadas, prq afinal dizem todos que não tinha piada nenhuma??
Por gostar de rir e de me torcer toda a rir…e quando vejo, estão todos em silêncio a olhar p mim???
Por gostar do silêncio, quando meia sala faz um esforço, para manter aquela conversa para boi dormir???
Por gostar de olhar o mar, em pleno Inverno…e não estar forçosamente melancólica…

Por não gostar de estar na praia “em cima” de meio mundo…
Ou a levar com os berros de uma mãe histérica…
Ou a levar com o garrafão de vinho que o Tuga levou, mais a bela da sardinha, e montou mesmo ao meu lado, a barraquinha??
Por tudo isto…que seja então…Por querer e gostar de ouvir o som do mar, mas para isso, em pleno verão,
tenho de chegar à praia, às 08h00 da matina…
E que bom é ouvir o mar a essa hora e ter as crianças a brincar ao pé da água…tudo na mais perfeita harmonia…
Que bom que é partir, quando meio mundo começa a chegar…embora eu confesse que seja difícil partir…
Porque toda eu sou água, sal e areia…

Gosto de tudo o que é simples…Já não se pode gostar do que é simples…e tão belo que é o simples…
Antigamente é que era…
Agora, se um “gajo” dá valor às coisas simples é porque é P-O-V-O-

E é criticado por uma parcela de trogloditas…ou pior ainda…não é criticado sequer…mas sim olhado de lado…
São uma praga…

Não há pachorra…e depois eu é que não estou bem…
Venha lá, um pouco mais dessa dose de paciência …que eu tanto preciso…
E venham lá, mais dessas coisas simples, que eu tanto aprecio…
O resto???Tudo o resto é paisagem…Digam lá o que disserem…

”Gajo” que é “gajo” continua a gostar das coisas simples da vida…