Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

quarta-feira, novembro 22, 2006

UM PAÍS DE CAGÕES...

"De acordo com o Expresso, o "patrão" da IKEA, o sr. Ingvar Kamprad,"apenas" um dos homens mais ricos do mundo, de 80 anos, veio fazer uma visita surpresa ao seu armazém de Alfragide. Hospedou-se na Pensão Alegria, na Praça com mesmo nome, foi de táxi até à loja e regressou na carreira 14 da Carris,que o largou na Praça da Figueira. Esta peripécia devia fazer pensar os parvenus domésticos.
Qualquer mísero cargo dá direito, na nossa provincianasociedade, a um carro, a um motorista, a um telemóvel, a cartões e a umassecretárias. Ninguém dá um passo sem andar de carro, mesmo que se alimente a cafés ou a "sandes de fiambre", viva numa barraca ou num condomínio de luxo. Para além de analfabetos, os portugueses são cagões. Preferem o perfume ao duche, o automóvel brilhante a uma casa decente, umas férias no Caribe a uma boa escola para os filhos, montar falsas empresas a pagar impostos. Por isso, jamais iremos a lado algum. Nem sequer de autocarro."

17 Comments:

Blogger dixubo said...

Olá minha Mixikó, ando ausente mas não deixo de vos ler. Hoje também comento: CONCORDO PLENAMENTE. Para além de cagões às vezes há uns que ainda conseguem ser, também, "mete nojo".
Arre! Que m***de mentalidades e gente.

9:47 da manhã  
Blogger dixubo said...

Beijinhos!!!!

9:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia Mixikó,
como bem sabes sou um bocadinho adverso às generalizações fáceis eàs frases simplistas que aparentemente tudo definem a adjectivam.
E sou contra este tipo de eufrásias por duas razões principais:
1ª de tão genéricas não definem;
2ª levam mentes menos atentas a concordar sem pensar.
Em Espanha, França, Grã-Bretanha, etc. os cargos que me Portugal têm carro não o têm lá também?
E saberás que na Europa os portugueses são os que mais banhos tomam? pelo que a frase "Preferem o perfume ao duche" não só não se aplica como é exactamente ao contrário?
não me alargo mais. mas acredita que o poderia fazer.
De acordo com o "expresso"...hum...os jornais em geral fazem títulos para vender, pouco para informar e não nos devemos esquecer que exprimem opiniões de gente como tu e eu e não verdades universalmente aceites ou dogmas inegáveis...
beijos...na testa
P.S. Rui Paula de Matos, ajude-me, sff

9:57 da manhã  
Blogger Verita said...

REalmente a atitude desse Senhor é de louvar... estou admirada com tamanha simplicidade, acredita que sim! Se fosse um qualquer empresario Português (com um minimo de dinheiro) não tenho a menor duvida que faria questão de aterrar de helicóptero e fazer uma grande chegada a ministro... só cá mesmo é que há destas!

Jokas pensativas...

10:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como sempre, estou do lado da razão, neste caso do Arqueólogo.

Sou contra todo o tipo de injustiças (se una ganham balúrdiso e outros nada por exemplo, com tantas pessoas dedicadas, choca-me de certa forma).

Mas neste caso, não somos todos um pouco cagões?Se acharmos que temos o nosso valor?

10:09 da manhã  
Blogger Sol said...

Só disseste umas grandes verdades !!!

Concordo plenamente contigo.

Fica bem

11:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas a Mixikó não disse que concordava com o que aqui está escrito!!!!Ou disse e eu perdi essa parte?!!!!

11:37 da manhã  
Blogger conchita said...

Gostei!!

12:26 da tarde  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Interessante, deveras interessante...

(mais não digo!)

Até outro instante

Cheers

1:24 da tarde  
Blogger Macro said...

Olá a todos,
belo post os dos "Cagões...m belo reflexo de Portugal (por grosso)

Mas o Arqueólogo já disse tudo: prudência e caldos de galinha não fcam mal a ninguém... E essas tais "generalizações" são tão perigosas qto injustas.

No caso do homem da Ikea parece-me até ser um tipo simples, genuino e autêntico, um self-made man de louvar; ele até poderia ficar numa pensão do Intendente que eu acreditaria, mas se ele resolveu ir para outra pensão é lá com ele.

Mas não deixa de ser paradoxal essa situação: posto q se trata de alguém que tem dinheiro para comprar uma cadeia de Hotéis e vai logo para uma pensão que se calhar nem águas correntes tem..

Mas nunca sabemos se ele é amigo da dona da pensão, primo dela ou até dono dessa pensão - que serviu de porta de entrada para os seus investimentos iniciais em Portugal. Começando primeiro por fornecer camas, armários, puxadores, embaladeiras, roupeiros e conexos às pensões da Baixa e depois veio para ficar, como o Toyota...e montou aquele armazém gigante que é já um dos maiores investimentos do país... Sp que lá vou tenho de levar bussola...

Contudo, qual é aqui o traço mais distintivo ou o significado da singularidade desse alojamento??!!!

Creio que ele remete para o jogo de conceitos simulação-dissimulação: naquele os porbres querem fazer-se passar por (falsos) ricos; neste são os muito ricos que efectivamente procuram passar incógnitos.

Eu prefiro esta opção, mas infelizmente não posso alojar-me na pensão do Sr. Ikea...

Prefiro pousadas ou então fazer umas incursões nas casas das antigas amigas/os que sempre sai mais barato e são bem mais acolhedoras, e depois nunca se sabe se o passado regressa ao presente ainda que depois nada tenha futuro...

Best
RPM

1:47 da tarde  
Blogger Docinho said...

Cagões, mal formados e com a mania... por isso esta sociedade está cheia de novos ricos!
Tristeza!!!!

Beijos refilões

4:12 da tarde  
Blogger Caroline said...

o que dizer... NADA...

o melhor é ficar caladinha...é neste país que vivo :(((

Beijinhos decepcionados

4:12 da tarde  
Blogger Sy said...

Nem a pé minha linda !

4:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá mixikó

olha! fds!!!! dscp, também tu? já li esta treta bué de vezes nem sei onde e irrito-me solenemente spr!!!!!!
as almas pequeninas, os espíritos decadentes, como decadente anda td a sociedade portuguesa, querem fazer acreditar que um gajo como aquele que está aqui em presença é uma pessoa tão humilde tão tão tão que inté vai prá pensão da miquinhas (só pra quê????) para nos dar o exemplo da contenção, da humildade e da negação da ostentação???? cruz credo abrenúncia! mas alguém de bom-senso acredita nisso???????!!! só os tolaços deste pequenininho Portugal!!!!!!!!

Lembro-me pós-25 de Abril que se dizia que o Cunhal andava de BMW mas que quando ía às aldeias do ingterior para os comícios trocava por um "carocha" a cair de podre, tirava o fato e mudava de roupa para parecer um operário chunga!!!! é claro que tb nunca acreditei nisso!

olha eu sei que existem exageros na nossa clase política sobretudo mas aceitarmos que o Belmiro de Azevedo, por exemplo, para ser um gajo de categoria não pode andar de BMW ou Jaguar ou Bugatti, não pode calçar sapatos feitos à mão nem fatos da Armani, é-lhe proibido dormir no Meridien bem como almoçar no Gambrinus é de uma parolice que nem tem qualificação!

eu não acredito nesta rábula pk se acreditasse teria então de vos dizer que o homem está senil!... e era uma pena pk o império dele é fenomenal!...

perguntem a qqr psicólogo ou psiquiatra se eu tenho ou não razão no que digo aqui!...

Ademais pensem um pouquinho: em todo o mundo, em qualquer país, as fortunas a partir de determinado grau estão sujeitas a vigilância dos serviços secretos (um dia explico-vos pk!)... ora, tá-se mesmo a ver um gajo fabulosamente rico a passear-se na avenida de autocarro, a comer na tasca do andré e a dormir na pensão do zé dos anzois!!!!!!!

fds! vá lá! tenham juízo! é muito lindo poder acreditar nestes contos de carochinha mas infelizmente nem a realidade deixava que isso fosse possível!!!!

xi-coração
herc

4:39 da tarde  
Blogger Miguel said...

"Cagões" ou não, os factos expostos pela Mixikó ou neste caso pelo expresso, são a pura verdade ...!

Também é verdade, que o Sr. Ikea poderá ser uma excepção á regra do mundo dos negocios!

Também poderá ser verdade que seja uma peça para pintar de cor-de-rosa o mundo dos negocios ...!

A verdade é que o Portugues vive acima das suas possibilidades!

Bjks da matilde e cª!

5:33 da tarde  
Blogger cloinca said...

Tens razão Mixicó, tens razão... as prioridades nas nossas vidas andam bem trocadas...
Neste paías à beira mar plantado o que mais há é portugueses acomodados, sobre-endividados e com ares de importancia... quando nem têm onde cair mortos...
Enfim...
Um bejão para ti !!

6:49 da manhã  
Blogger Bloquinho de Sonhos said...

Concordo, concordo e CONCORDO!
E quantos pedem e TÊM subsidios "escalão A" para os filhos e andam com grandes carros e telemóveis????
Que os filhos andam todos sujinhos e vestidinhos com roupas que lhes dão mas as mães SÓ tomam pequeno almoço no café e fumam que nem chaminés???
A tudo isso chama-se...desequilíbrio... :0(
Bjs

9:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home