Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

domingo, novembro 19, 2006

"as ideias são mais importantes que as armas. As ideias produzem sonhos que transformam a realidade"

Tenho estado nos intervalos do estudo, entre 2 livros...e um deles, é do nosso estimado Rui Paula de Matos - "Em busca da Globalização Feliz"- análise e reflexão política - um livro que veio em boa hora, para me fazer gostar de ler um tema que considero aborrecido...pois ajuda-nos a reflectir com cabeça tronco e membros...pela sua linguagem acessível e que nos prende pela riqueza da informação. Deixo aqui um excerto de um bom momento de literatura:

"Há dias reencontrei uma pessoa rica em valores simples.Um autodidacta que passou para o outro lado da vida: a marginalidade. Errante,transformou-se num filósofo de arcada. Comia,dormia e pensava nas traseiras do prédio onde habitava. Íntimo do álccol, dos plásticos onde guardava restos de comida oferecida e doos trapos velhos, emitia o seu saber sobre tudo. Adormecia com os gatos e acordava com os pombos que alimentava. Confundia-se com os animais. Durante anos teve residência fixa na mesma arcada donde o avistava da janela de minha casa. E era dela que agendava briefings com o filósofo. Resultado: ficámos amigos.

Um dia perguntei-lhe o que desejaria ter sido em termos profissionais. Retorquiu o seguinte:"Só queria o dinheiro para comprar s morte e, assim, viver eternamente;"depois compraria um aquário gigante, mas enchia-o de vinho e punha-me lá dentro a nadar como um peixe". Quando regressei à realidade, constatei que as pessoas ditas normais, diziam coisas diferentes:"Estou a passar por um mau momento"; "este é um período diferente".

Mas depressa me apercebi de que esses períodos difíceis ocorriam com uma frequência cada vez maior; tornaram-se uma característica permanente da vida dessas pessoas.
(...)
Resolvi então marcar novo briefing e lá fui para a arcada debater as questões do nosso tempo com o meu amigo filósofo de rua. Ante a contradição, deu-me algumas explicações que exprimiu sob a forma interrogativa. Qual é a sensação de pobreza? Que sofrimento psicológico a acompanha?. Acrescentou que a pobreza sempre andou associada com o medo e a ansiedade acerca do futuro, o medo do abandono (como lhe sucedera com a família), o medo da solidão.O álcool ajudava a criar essa fronteira de segurança ilusória e manter a temperatura do corpo.

Era assim que este amigo via os seus semelhantes:"os pobres eram gente encurralada, tensa, ardilosa, rude, sem esperança, consumida por fantasias,drogas e venenos que lhes destruíam os corpos sem evasão possível". Dizia-me: " vejo-me a morrer como um animal. As nossas vidas são a própria imagem do inferno. Férias,lazer,reforma,família,divertimento - tudo isso desapareceu. O tempo já não nos pertence (...).
Dizia que tudo isso sucede por causa da globalização (in) feliz (...)
Globalização, para este filósofo de arcada, é planificação sem controlo...".

Espero que tenham gostado...Boa noite.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei claro.Já tinhas falado do livro do RPM.Não te esqueças de me emprestar depois.

10:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Título é muito sugestivo!!!!"Em busca da globalização feliz".Só podia ser mesmo"em busca", porque a globalização feliz é uma utopia!!!!Bom excerto este!!!!

10:30 da manhã  
Blogger Caroline said...

Se querias passar o "bichinho"... humm... conseguiste ;)
Fiquei cheia de vontade de ler o livro!

Filosofia da arcada... filosofia de vida... além da vontade de ler mais... só ficou mais um pensamento...

... a becessidade urgente de agradecer tudo o que sou... o que amo... o que tenho...

Beijinhos embrulhados em realidade

2:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

recadito para o HUM: ó pá os livros não se devem pedir emprestados pk arruina-se assim a expectatica de vendas do autor...! Vai comprar um pra ti se queres!...

mixikó
olha eu tb sou assim um bocadito comó gajo das arcadas só que não encontrei até agora arcadas que me albergassem o esqueleto quanto à temática velhinha comó caraças e o caraças já tem barbas como sabes acordou-me para uma realidade por entender mas pk raio é que as pessoas não querem morrer e pk raio é que haveríamos de cá ficar assim tipo pra semente mas semente de quê boa má assim assim ora bolas nem o planeta aguentava com todos os vivos se não morresse ninguém e depois também haveríamos de ter dúvidas ficava cá o Papa ficava o Sócrates o Cavaco ficava cá eu ficavas tu ó meu Deus que grande dilema penso que o melhor é mesmo irmos morrendo e contra isso nada porque é a única coisa certa que temos desde que nascemos

Outro assunto: já morreram duas pikenas no Brasil (morrem mts mais mas não tiveram direito a notícia!) por causa - dizem! - da anorexia ora o que eu queria dizer é que é muito mais giro morrer de anorexia que é uma doença de gente rica fina e bem do que por exemplo de uma cirrose ou de alimentação excessiva morrer anoréctica é assim como sermos atropelados por uma aston martin ou um bugatti em vez de levarmos com um opel corsa nos cornos há muita gente no mundo a morrer de fome e não vem notícia disso nos jornais logo a anorexia é uma coisa que nos torna mediáticos aquelas pessoas que morrem de excessos gordurosos (comem muito e mal!) nem são notícia - ainda bem que não são! - porque são gente pobre porque só os pobres é que são gordos e morrem afogados chafurdando na própria gordura - sem glória e sem notícias! - porque os pobres quando têm comida à sua frente comem-na logo toda com o medo de não terem mais no dia seguinte e é por isso que engordam
voltando ao livro do teu amigo e sem querer armar-me em filósofo de arcada ou de baixo de vão de escada a globalização é a merda que é não tanto pelas razões apontadas mas porque nos despersonaliza enquanto seres humanos com a capacidade de poder decidir sobre o tipo de morte desejada: - ou com excesso de gordura ou com excesso da falta dela

bxxxxxxxxxxiiiiiiiinho do
herc

3:00 da tarde  
Blogger Docinho said...

Globalização feliz... utopia ou não, procuramos por ela todos os dias ; )))... tenho de ler!

Beijos curiosos

3:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Herculanodacosta,
como amiga da Mixikó estou à vontade para lhe pedir o livro emprestado.Mas se me quiseres oferecer um, não me importo.

4:05 da tarde  
Blogger Moura said...

A vida dá mesmo muitas voltas! E o mal está em pensar que os bens materiais são garantia da felicidade! De que nos vale "ganhar" o Mundo se perdemos a ALMA!?
Errado é pensar que são os políticos e as suas políticas que nos garantem um futuro melhor!
Um abraço

9:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

caríssima e perlustada amiguita (da mixikó é claro!) HUM:

tssss! tsssss! tsssss!

1:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olha olha um personagem religioso aqui no blog da mixikó mas k sorte eu num tenho lá disso no meu bloguesito da treta!!!! schuiffff! schuiffff!

mateus 16:26: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma? ou o que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do homem (...) dará a cada um segundo as suas obras".

...e agora pra não se morrer estúpido, um bocadinho de Unamuno:
- “A ciência é um cemitério de ideias mortas, ainda que delas saia a vida. Também os vermes se alimentam de cadáveres. Os meus próprios pensamentos, uma vez arrancados das suas raízes no coração, transportados para esse papel, são já cadáveres de pensamentos.”

“Podemos ter um grande talento e sermos estúpidos de sentimentos e moralmente imbecis.”

escolham!!!!

xi-coração do
herc

1:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amei !
gostaria de saber qual e a importancia !1 das armas no dia dia de hoje !
se tiver ne e claroO!!
desde ja muito obrigadoO!

7:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home