Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

terça-feira, novembro 21, 2006

Pedra Filosofal...

Centenário do nascimento de António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho:
"António Gedeão é uma pessoa rara. Nasceu poeta, tornou-se professor de Física e deslumbra-nos porque combina palavras com a serenidade, a certeza, a perícia de quem mistura sais.
Quando decidiu publicar o primeiro livro, em 1956, fê-lo em segredo. Não contou a ninguém, escondeu-se atrás de um pseudónimo e até a sua mulher recebeu um exemplar autografado pelo correio!"
In, Plano Nacional de Leitura

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

Zeca Afonso, poema de António Gedeão

11 Comments:

Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Se tem palavras que há imenso tempo me acompanham estas são uma delas...

Deixo-te um kiss, até outro instante

10:31 da manhã  
Blogger Bloquinho de Sonhos said...

lindo, lindo, lindo.
Canto-a muitas vezes enquanto estou a adormecer ou mudar fraldas. Eles parecem gostar. Já devem estar fartos de batatoon, noddy e floribela por todo o lado!!hihi
Bjs

11:19 da manhã  
Blogger Docinho said...

"... o sonho é uma constante da vida..." tento pensar nisto todos os dias...

Beijos sonhadores

12:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá!
eu não sou desta geração pk quando eu nasci já não havia poetas só havia play stations e disseram-me que essas tangas eram só pra pexoas assim cumo a mixikó ke é uma cota - mas um cota bué da nice! - mas cota mesmo assim pk os cotas podem ser fixes ou cromos mas não deixam de ser cotas por isso é a lei da vida e essa lei também deixou cá andar o tal de Gedeão quase inté ao 100 anos (ou menos 10 já num me lembro!) que é ser mesmo um cota bué de geada mas pronto eu tive a micar aqui a cena no blog e curti bué akela do "sempre que um homem sonha..." e pus-me a pensar que afinal talvez tenha descoberto porque é que o mundo não pula nem avança! - é que o homem deixou de sonhar pk agora toma muitos xanax pra dormir por causa das preocupações e depressões (e outras coisas terminadas em ões menos aquilo que a gente sabe... hi hi hi que isso num é práki chamado!!!) e o xanax como se sabe é um inibidor de sonhos!!! axo que só as criancinhas assim cumo eu é que sonham pk ainda num tomam xanax nem aquilo que faz muito mal aos meninos que é o haxixe e que era akilo que o filho da senhora dona Leonor Beleza (chama-se Miguel)andava a tomar e a vender a outros meninos se calhar por causa do reumatismo num sei só sei que isso tá tudo em tribunal mas eu axo que ele num vai ser castigado porke toda a gente sabe que os filhos das pexoas assim ricas como a dona leonor num são nunca castigados só eu é k sou quando me porto mal lá no infantário e a dona efigénia dá-me bué de palmadas no rabo que inté me fica todo vermelhinho e eu choro muito e faço queixa aos meus pais mas eles dizem que
é pra meu bem

prontos
xi-coração pa todos e bxito pa ti ó mixikó
herc

2:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta música evoca a liberdade, em que o único caminho a tomar naqueles tempos conturbados, seria o sonho.Hoje também é assim,o sonho como esperança de vida.

Lá estou eu a cantar Mixikó.

2:34 da tarde  
Blogger Caroline said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

3:09 da tarde  
Blogger Caroline said...

Estou como louca ;)

Esta spalavras acompanham-me desde sempre... nemme recordo da primeira vez que as ouvi/li ;)

E como sonhar é a minha especialidade... :D

Beijinhos sonhadores

3:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá...
Sabes que eu gosto muito deste poema!
Sempre que posso o oiço, e até canto :-)))))))

PS:
Sabes que o herc, outro dia disse que tava a imaginar como seriam os nossos umbiguitos???????
Ao comentar disse-lhe:
Não imagines...sonha...
"que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança" :-)
beijinhos

7:19 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

Boa escolha, é um dos meus preferidos. Boa semana.

9:53 da tarde  
Blogger Patrícia Santos said...

Olá Giraça!!

Passei paraver como estava este blog fantástico e descubro este post.

Amo este poema, bem como a música que foi feita dele.

Beijos Cósmicos

10:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ó cinaaaaaaaaaa!!!!!!! inda vens páqui gozar comg???????

4:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home