Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Balde de água fria…


Hoje vou escrever s/ uma pessoa que gosto, que está mto triste…e eu…fiquei triste por ela…
Apesar de saber que ela não vai ler este meu post, fica aqui a força interior que ela precisa e
espero que como por magia, essa força chegue até ela. Gostava de poder entrar em detalhes, porque ao partilhar experiências aprende-se muito...mas não me parece bem.
Apanhou um balde de água fria,de alguém muito próximo dela.
Eu gostava de dizer que eram escusados esses baldes de água fria, que podiam ser evitados…
Mas como??É impossível prever isso, impossível prever quando somos confrontados com algo, que nos vai magoar e muito. Impossível estarmos preparados para essa hora, seria bom para tentarmos segurar o “nosso” barco…tentar o equilibrio na corda bamba. É impossível prever quando vem a queda de água brutal que nos esmaga de tal forma, que chegamos a pensar que não existe mágoa igual à nossa, no mundo. Somos apanhados de surpresa, e essa mágoa invade-nos o peito e temos a sensação, de que uma força superior a nós, nos puxa para o chão… temos a sensação de que somos um grão de areia, que é pisado por montanhas de gente…Fiquei triste por ela…e também pela sensação de impotência, por não saber que palavras usar ou dizer, para a confortar…porque nada do que se pudesse dizer seria bastante para atenuar a dor que se sentia. Tentei usar argumentos que me pareceram óbvios, mas eu mesma não acreditava no que dizia…Era só para tentar que as lágrimas que lhe corriam na face parassem de correr…Tentei dar-lhe ânimo, dizendo que a dor dela era real, mas que não era única e até enumerei casos idênticos. Mas sabendo cá dentro que com o mal dos outros podemos nós bem…Porque fazemos isso? É terrível…estarmos com alguém que está completamente à nora, despedaçado e começarmos a enumerar outros casos…é horrível…o que têm uns a ver com outros? Nada, absolutamente nada…mas cai-se sempre nesse erro…Dei por mim, a dizer que a dor dela era enorme, que doía sim e muito, mas que não seria o fim do mundo, que disso certamente não morreria…Será agradável ouvir isto??Não sei, mas talvez seja bom, porque é uma forma fria de “ver” as coisas e talvez obrigue a outra pessoa a pensar, porque sabemos que nestas horas, não se consegue pensar…parece que se cai num abismo do qual não há saída…e a única coisa de que nos lembramos é: - mas porquê?? Nunca pensei que isso me pudesse acontecer…E fica-se assim, como que extasiado pela dor…por isso talvez seja bom, umas observações secas para tentar tirar a pessoa desse estado…
Ontem fiquei triste por ela e ainda por cima, é uma pessoa que está sempre a rir, sempre a brincar…O que piora o quadro…vê-la assim nesse estado, enfim…deu-me vontade de voltar no tempo e apagar a sensação que ela teve… A sensação de que tinha levado com um balde de água fria…Espero que tudo se resolva, para ela…já lhe disse…que esse processo faz parte da vida e que nada é eterno… Custa…Dói…dói muito porque não se entende…mas um dia passa…essa dor não vem para ficar.
Por muito que se julgue alguém forte, descobrimos que afinal não era bem assim, porque é duro e não há fortaleza que resista...Mas eu espero que ela consiga ultrapassar e que dê a chamada volta por cima.
Beijos

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mixikó,parece que todos passamos por isso,ou quase todos.Consigo imaginar o que seja. Espero que ela dê a volta por cima.E é como dizes,é uma dor forte mas por muito que seja dificl de acreditar, não se morre disso, de desilusão.Acho que é disso que no fundo se trata, de desilusão.

9:35 da manhã  
Blogger Mixikó said...

Oi Hum,sim...mas é daquela que te deixa em estado de choque.E não daquela de banda desenhada...
beijosssssssssssssssssssssss

10:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Miúda, explica lá isso da banda desenhada!!!!

11:09 da manhã  
Blogger Mixikó said...

Maluco, tu queres é conversa...mas eu cá nã vou nessa...

1:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mais do que a dor da perda é a dor da desilusão. lá está o que "postavámos" aqui há alguns dias.
de qualquer das formas, como conheço de quem se fala, prefiro não adiantar muito mais.
a pessoa em causa merece dar a volta por cima e tem que perceber que se calhar merecia mais do que tinha...
quando a raiva der lugar à dor e finalmente quando a paz der lugar à raiva, perceberá que a sua vida mudou........para melhor.

2:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mixikó, por que não dizes à pessoa em causa para ler o teu blog e os comentários???
pode ser que lhe faça bem o banho de solidariedade.

2:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

chamemos a esta nossa amiga Joana.

Joana,
se um dia leres isto, quem sabe, sabe também que há coisas pelas quais não vale a pena sofrer. há coisas que doem e que nos fazem levantar os olhos e olhar mais para além.
acredita que quando passar ainda te vais rir. conheço-te e sei que terás a força necessária para saberes seguir em frente, contigo própria e com os que te rodeiam e te apreciam.
e sabes que para o que precisares nós estamos cá.
provavelmente não sabes quem sou...mas se precisares, bate na parede do quarto, estaremos lá todos para ti.

3:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem visto Arqueólogo.Estamos todos com ela, o que quer que esteja a passar, vai superar, por mais dificil que seja.Se a Mixikó gosta dela,também nós e queremos que ela tenha força.

3:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu ainda não sei do que falam!!!!A vossa mente é muito complicada,entram em crise por tudo e por nada.Mas imagino que seja sério o problema!!!!Estou a torcer para que ela supere essa crise!!!!Mixikó,ganda maluca...

3:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É muito frustrante quando queremos ajudar alguém e sentimo-nos impotentes perante tanta dor, e maior frustração sentimos quando essa pessoa já nos ouviu um dia, nos ajudou e nos fez rir quando só nos apetecia chorar!!!!
Espero tb ter esse dom....
A ti Mixikó, só te posso dizer: continua! :))

4:12 da tarde  
Blogger Mixikó said...

Dito e feito.Aproveitei a tua sugestão Arqueólogo e zássss...a pessoa em questão já leu e ficou sensibilizada com o apoio.E disse obrigada.
E disse mais, disse Mixikó és a máááíorrrrrrrrrr, tão querida,única, bela, verdadeira...era a brincar, esta parte...ehehehe.Ânimo, ok??Para tudo há uma soluçao...
beijos

4:15 da tarde  
Blogger Mixikó said...

Ora, ora,o grande NIETZCHE...Então vamos lá. Não sei quem és, mas também não é preciso nenhum curso para adivinhar.

Vou tratar-te por tu, para ser mais fácil este "diálogo".Não pretendo entrar em nenhuma batalha verbal contigo, primeiro porque não te conheço, e segundo, porque não desejo tal coisa.Aliás, ninguém aqui deseja esse tipo de batalhas. Pode haver de tudo, desde o dinamismo verbal até à conversa para boi dormir...porque não?

"Apenas e só porque a “Joana” me pediu para ler…porque não?? “e não resisto a comentar”…porque não??Falar faz bem...deitar cá para fora tudo o que temos recalcado…e posso ver nas tuas entrelinhas que tens muita coisa recalcada.

"Alguém parou para pensar como estará a sentir-se o vilão??" Aqui não há nenhum vilão, tradução de vilão, no sentido figurado = desprezível; miserável; abjecto. Não creio que haja vilão algum…Há sim, uma “história” que só aos próprios diz respeito, por isso, eu não entrei em pormenores. E nessa história, há sempre versões, mas que também só aos próprios diz respeito.

Ninguém está aqui a ser julgado em praça pública, estamos somente a dar apoio a alguém que se sente muito em baixo, a alguém de que gosto e que me custa vê-la assim. O motivo???Não me diz respeito, não vou condenar nem criticar ninguém, nem atribuir culpas, não devo, não o faço. Mas posso sempre dar ânimo a quem acho que mereça.

Precisamente, estamos de acordo, não é uma história de banda desenhada, isso deixei bem claro.Histórias de banda desenhada, são aquelas que servem para justificar a ausência de algo, de viver, de sentir, de estar…o que seja…são aquelas histórias da treta, em que se arranjam depressões por tudo e por nada. Esta não é uma história assim, obviamente. Por isso, não entendo o porquê de te referires sempre a isso.E por não ser de banda desenhada, mas um projecto de vida, é que é necessário dar ânimo a uma das partes e obviamente, que a parte escolhida é a que conheço. Acho que aqui estamos de acordo.

E como um "projecto de vida", implica sempre sofrimento e sacrifico...porque nada é perfeito, é que se sente que tudo ainda pode valer a pena.
"Até eu tenho, dúvida que algum dia, quando passar a dor, mude para "melhor"," não são meras palavras, mas sim a sequência normal dos acontecimentos. Para mudar, mudamos para melhor, senão para quê mudar?Não fazia sentido…A dor passa mais cedo ou mais tarde e dá lugar à serenidade, a bem ou a mal…não quer dizer que se tenha feito a decisão acertada, mas sim, a tentativa de nos sentirmos bem, depois do “vendaval” por achar que merecemos isso.
Não há porque viver num constante inferno, se a nossa vida não for um inferno. Não há porque inventar…e chorar eternamente…

Pois eu espero que ELA tenha força para seguir em frente.Seguir em frente, no sentido de tentar achar o equilíbrio.
Seja esse qual for, porque aqui não há heróis nem vilões. E todos temos o direito de errar, de voltar atrás...de ter dúvidas, de nos sentirmos perdidos e baralhados. Para isso existe o diálogo e o espaço a ser respeitado...mesmo que para isso tenha de haver muitas lágrimas...

Faz parte do processo da vida e ninguém disse que a vida era cor-de-rosa.

6:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home