Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Miguel Ângelo (1475-1564)


Impressionante a obra de Miguel Ângelo na Capela Sistina,não?
“Miguel Angelo que não era pintor nem queria sê-lo,estava predestinado para dar lições de grandeza,mesmo na ointura.Miguel Ângelo segundo consta, foi muito influenciado pelo pintor atormentado LUCA SIGNORELLI (entre 1440 e 1445-1523).

Decorria o ano de 1508 quando “Bramante,amigo e parente de Rafael Urbino,vendo que o Papa beneficiava Miguel Angelo,persuadiu-o para que Sua Santidade,em memória de Sixto IV,seu tio,o fizesse pintar a abóboda da capela que aquele tinha feito no palácio.Mas Miguel Angelo considerou a obra demasiado grande e dificil e, tendo em conta a pouca prática que tinha no tratamento da cor,recorreu a todos os argumentos que se possam imaginar para não o fazer (...). Finalmente,o grande escultor resignou-se e pôs mãos à obra naquele trabalho heróico.
Miguel Angelo esteve quatro longos anos encerrado na Capela Sistina, enfrentando inúmeras dificuldades,pois a sua inexperiência na arte da pintura a fresco obrigou-o a refazer as obras várias vezes.

As amarguras que o artista viveu enquanto pintava a Capela Sistina ficaram patentes na tónica de sinceridade e profunda melancolia que impera no conjunto das abóbodas(...).
Foi inaugurada no dia de Todos os Santos de 1512. (...).
O Papa queria que a abóboda ainda fosse enriquecida com cores vivas e toques de ouro e Miguel Angelo respondeu que os patriarcas e profetas que tinha pintado “nunca foram ricos e sim homens santos porque desprezavam a riqueza”.

Vinte e cinco anos mais tarde,Miguel Angelo voltava a entrar na Capela Sistina para pintar sob as ordens de outro Papa,da familia de Farnesio,a grande parede do fundo.
Miguel Angelo que representara nas alturas as origens da Humanidade,pensou que o mais apropriado para a parede do fundo era representar o último acto da tragédia humana:O Juízo Final(...). O artista trabalhou no Juízo Final durante seis anos e a obra foi inaugurada no dia do Natal de 1541”.

In, história da Arte – Pág.46 a 60

11 Comments:

Blogger Bloquinho de Sonhos said...

Ora aí está um local que ainda hei-de conhecer.
Bjs

9:26 da tarde  
Blogger Citadino Kane said...

Mixikó,
Querida blogueira, vá até ao meu blog, fiz uma pequena homenagem para ti...
Beijos,
Pedro

2:34 da manhã  
Blogger just me said...

Sempre a educar o pessoal!!!!! :D

1:46 da tarde  
Blogger Docinho said...

Adorei levantar o rosto e perceber a imensidão de ser um Verdadeiro artista... de ver que nem a cegueira o impediu de continuar... cada traço tem um valor especial... sofrido!

Não vou esquecer cada detalhe...

Beijos artísticos

2:47 da tarde  
Blogger Soph said...

Já estive lá!!!

Mesmo... mesmo por baixo!!!

MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

1:46 da tarde  
Blogger estrelinha said...

Olá.
Só passei para lembrar que a rosachok faz anos dia 6...

beijinhos surpresa

5:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu sempre quis ser pintora...e ainda hoje tenho pena de não ter ido para belas artes, ou música...mas nunca temos aquilo k queremos...por questões financeiras ou outras...
Sempre gostei deste pintor, mas nunca tive o prazer de ver de perto a obra dele!
Como estás? bem!!! espero

1:17 da tarde  
Blogger Caroline said...

O momento em que ergui os olhos... acompanhada de quem amo... de alguém para quem tudo aquilo tem um significado mais profundo... foi inesquecível... nós sentádos... a encher o nosso coração com toda aquela beleza... aquele talento... aquela obra tocada por Deus...
O que dizer... é lindo demais!

Beijinhos comovidos

2:56 da tarde  
Blogger heresias consentidas said...

olá mixikó

mt lindos os teus textos!

meto-me aki hoje pk o Miguel Ângelo era canhoto, como eu, e eu gst spr de acompanhar os que têm algo de comum cmg - mesmo k isso não signifique absolutamente nada, como é o caso.

Miguel Ângelo ficou famoso, sobretudo, pelos seus afrescos no tecto da Capela Sistina, mas foi pintor, escultor, poeta e arquitecto, tendo saído das suas mãos muitas esculturas, das quais "Pietà" e "David" são reconhecidas como "sublimes obras-primas".

para grande desgosto do mundo, foi incapaz de terminar a sua obra - o exterior da Igreja ficou por adornar e a Tumba Papal tb não foi concluída.

Chamava-se Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni e de facto vale a pena ir admirar o seu trabalho 'in loco'.

xi-coração
herc

2:42 da manhã  
Blogger Lua said...

Esta é daquelas que só consegues sentir a sua verdadeira beleza estando lá, e eu um dia vou lá estar !!!

Beijos

9:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=63C0RSd3iiM

5:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home