Miguel Ângelo (1475-1564)
Impressionante a obra de Miguel Ângelo na Capela Sistina,não?
“Miguel Angelo que não era pintor nem queria sê-lo,estava predestinado para dar lições de grandeza,mesmo na ointura.Miguel Ângelo segundo consta, foi muito influenciado pelo pintor atormentado LUCA SIGNORELLI (entre 1440 e 1445-1523).
Decorria o ano de 1508 quando “Bramante,amigo e parente de Rafael Urbino,vendo que o Papa beneficiava Miguel Angelo,persuadiu-o para que Sua Santidade,em memória de Sixto IV,seu tio,o fizesse pintar a abóboda da capela que aquele tinha feito no palácio.Mas Miguel Angelo considerou a obra demasiado grande e dificil e, tendo em conta a pouca prática que tinha no tratamento da cor,recorreu a todos os argumentos que se possam imaginar para não o fazer (...). Finalmente,o grande escultor resignou-se e pôs mãos à obra naquele trabalho heróico.
Miguel Angelo esteve quatro longos anos encerrado na Capela Sistina, enfrentando inúmeras dificuldades,pois a sua inexperiência na arte da pintura a fresco obrigou-o a refazer as obras várias vezes.
As amarguras que o artista viveu enquanto pintava a Capela Sistina ficaram patentes na tónica de sinceridade e profunda melancolia que impera no conjunto das abóbodas(...).
Foi inaugurada no dia de Todos os Santos de 1512. (...).
O Papa queria que a abóboda ainda fosse enriquecida com cores vivas e toques de ouro e Miguel Angelo respondeu que os patriarcas e profetas que tinha pintado “nunca foram ricos e sim homens santos porque desprezavam a riqueza”.
Vinte e cinco anos mais tarde,Miguel Angelo voltava a entrar na Capela Sistina para pintar sob as ordens de outro Papa,da familia de Farnesio,a grande parede do fundo.
Miguel Angelo que representara nas alturas as origens da Humanidade,pensou que o mais apropriado para a parede do fundo era representar o último acto da tragédia humana:O Juízo Final(...). O artista trabalhou no Juízo Final durante seis anos e a obra foi inaugurada no dia do Natal de 1541”.
In, história da Arte – Pág.46 a 60
11 Comments:
Ora aí está um local que ainda hei-de conhecer.
Bjs
Mixikó,
Querida blogueira, vá até ao meu blog, fiz uma pequena homenagem para ti...
Beijos,
Pedro
Sempre a educar o pessoal!!!!! :D
Adorei levantar o rosto e perceber a imensidão de ser um Verdadeiro artista... de ver que nem a cegueira o impediu de continuar... cada traço tem um valor especial... sofrido!
Não vou esquecer cada detalhe...
Beijos artísticos
Já estive lá!!!
Mesmo... mesmo por baixo!!!
MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
Olá.
Só passei para lembrar que a rosachok faz anos dia 6...
beijinhos surpresa
Eu sempre quis ser pintora...e ainda hoje tenho pena de não ter ido para belas artes, ou música...mas nunca temos aquilo k queremos...por questões financeiras ou outras...
Sempre gostei deste pintor, mas nunca tive o prazer de ver de perto a obra dele!
Como estás? bem!!! espero
O momento em que ergui os olhos... acompanhada de quem amo... de alguém para quem tudo aquilo tem um significado mais profundo... foi inesquecível... nós sentádos... a encher o nosso coração com toda aquela beleza... aquele talento... aquela obra tocada por Deus...
O que dizer... é lindo demais!
Beijinhos comovidos
olá mixikó
mt lindos os teus textos!
meto-me aki hoje pk o Miguel Ângelo era canhoto, como eu, e eu gst spr de acompanhar os que têm algo de comum cmg - mesmo k isso não signifique absolutamente nada, como é o caso.
Miguel Ângelo ficou famoso, sobretudo, pelos seus afrescos no tecto da Capela Sistina, mas foi pintor, escultor, poeta e arquitecto, tendo saído das suas mãos muitas esculturas, das quais "Pietà" e "David" são reconhecidas como "sublimes obras-primas".
para grande desgosto do mundo, foi incapaz de terminar a sua obra - o exterior da Igreja ficou por adornar e a Tumba Papal tb não foi concluída.
Chamava-se Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni e de facto vale a pena ir admirar o seu trabalho 'in loco'.
xi-coração
herc
Esta é daquelas que só consegues sentir a sua verdadeira beleza estando lá, e eu um dia vou lá estar !!!
Beijos
http://www.youtube.com/watch?v=63C0RSd3iiM
Enviar um comentário
<< Home