Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

terça-feira, março 07, 2006

Brokeback Mountain: "Love is a force of nature"

Se tivesse um cão seria Óscar...Gosto...apeteceu-me dizer isto...

Os Óscares já não são o que eram..é tudo uma treta,mas enfim...O que ganhou o melhor filme, não foi o mesmo do melhor realizador...e por ai fora...Sabiam que Ang Lee agradeceu em chinês?E sabiam que as partes "quentes" do filme Brokeback Mountain foram censuradas na China...ah pois foi...que tristeza...adiante.E por falar em Brokeback Mountain, adorei o filme...em todos os sentidos, quase que me apetecia, não fosse o poder visual ser importante, apetecia-me sacar de um caderninho e ir escrevendo as passagens mais marcantes (sim, porque a memória já não é o que era...eheheheh). A banda sonora tem tudo a ver com o filme, é nostálgica mesmo como eu gosto, entra em nós e não sai tão cedo...as paisagens que testemunharam aquele amor que o tempo não apagou, mas que não teve força suficiente de um lado, para uma união (sempre presente o medo do que o que "os outros" possam pensar e tão intemporal). E os actores?Ambos excelentes...eheheheh, sim, mas deixando isso de lado, tiveram um desempenho magnífico...O Heath Ledger (Ennis Del Mar), fogo...Há dias vi outro filme dele...é impressionante a mudança da personagem, que ele assume em todos os sentidos.Talvez por ter visto outro filme dele, consegui separar bem o actor da personagem...aquele jeito de falar, aquela postura...brilhante...mesmo.E a vontade do Jack Twist (Jake Gyllenhall) tão verdadeira, tão intensa em ficar com ele...achei o máximo...quase doloroso...e o final?Tanto que ficou por dizer e vamos por ai, a tentar adivinhar o que queriria dizer aquele: "Eu juro..."
Estive a ver umas criticas na Net s/o filme e partilho as seguintes: " let me say that it's been one of the most unexpected emotional rides I've ever had in a movie theatre.With an honesty that is more unique than rare. Heath Ledger is, quite simply, extraordinary and Jake Gyllenhaal's commitment moved me and enthralled me."
"I was seriously moved by this movie. You'll find that it will be forever etched in your mind as it tends to haunt you afterward with a bittersweet yearning for that impossible, unfinished love the two men shared - this film will live with you for a long, long time. "
"Brokeback" stops being the "gay cowboy film," and begins to represent real love by any standard or example. "Brokeback Mountain" is an intimate story of affection, but it decimates the heart with passion and clarity"
"Jake is also incredible, sweet, nuanced, loving. He had the difficult part of being essentially the "love interest" rather than the main character. By the end, he personifies the tragedy of hopes that never come to be - as captured perfectly by Lee with the cut between the flashback of Jake's longing and beautiful face next to Jake 20 years later worn down by the weight of dashed dreams, wondering what could have been. This is one of those movies where you find that you fully appreciate both performances of the two men, Heath and Jake, equally, but perhaps one before the other over time. I was first blown away by Heath's performance, which seemed to eclipse Jake's performance - but over time, I've learned to truly appreciate what Gyllenhaal did here and how utterly perfect his portrayal really is."
Vejam...
Beijos

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu vi e também gostei."this film will live with you for a long, long time."
Verdade.

3:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois eu ainda não vi...a mixikó (letra minúscula de propósito) foi ontem com uma amiga e não foi capaz de me convidar...coisas...

3:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mixikó foste ao cinema?????fogo...desde o Africa minha que não ias, não era?

4:46 da tarde  
Blogger Mixikó said...

és terrivel Arqueólogo...como se aceitasses...
Sim, é verdade, já não ia desde o tempo da vovó Donalda...fomos as duas,já era bem tarde,eu já bocejava por tudo quanto era lado, pelo cansaço do dia, mas valeu a pena...

5:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que má Mixikó.

5:12 da tarde  
Blogger Sy said...

Adorei o teu comentário !
Foi dos filmes mais belos, no pleno sentido da palavra, que vi até hoje ! O desempenho é maravilhoso e o Ang Lee um grande realizador ! Partilho tudo o que pensas !

11:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home