Mixikó

"Apesar de tantas provações, a minha idade avançada e a grandeza da minha alma fazem-me achar que tudo está bem." Sófocles, Édipo

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa

"Esse Universo enfim, sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz". Camus,O Mito de Sísifo

quinta-feira, maio 04, 2006

Regras de etiqueta?(boneco do sono)

Ouvi uma conversa no outro dia, em que duas moças estavam a pensar em ir tirar aqueles cursos de como se comportar à mesa.
E eu pensei, gastar dinheiro com isso?Não têm mais nada o que pensar ou onde gastar o dinheiro?Para quê?Se pode ser resolvdo enquanto se bebe um café?Tive vontade de dizer: não façam isso, vamos beber um café que eu digo-vos o essencial...Como de devem comportar à mesa, onde por os cotovelos; onde deve ficar o guardanapo antes, durante e depois das refeições; para que servem todos os talheres, de entradas,Sopa; carne/peixe/sobremesa; como comer a sopa e o que fazer se estiver quente; como fazer ao acabar um prato e se estiver a ser servid(a); em que copo beber a água ou o vinho; como pegar num copo para beber; como comer o pão; como comer a fruta; como comer a salada se for uma entrada; com que talheres se deve comer um bolo ou um gelado ou uma tarte; onde colocar os talheres de sobremesa quando se acaba, como descansar os talhares enquanto se bebe; como por os talheres quando se termina a refeição; eu sei lá…E pensei ainda: gastar tempo e dinheiro com este tipo de curso?Com algo tão simples…Mas, na realidade eu sei que não é assim tão simples…nem todos têm acesso a “esse conhecimento” dentro de casa, nem fora de casa…basta-me pensar nas pessoas que conheci que íam às Inspecções Militares…uns que não sabia o que era água…Outros, que nunca tinham visto o mar; outros que não sabiam que Lisboa existia…enfim, podia continuar e estava aqui o dia todo…quanto mais, como pôr um guardanapo na mesa ou como usar os talheres…mas eu não me importava nada de ensinar o que pudesse a quem não soubesse…porque todos deviam ter acesso a isso, todos deviam saber comportar-se à mesa, ter acesso pelo menos ao mínimo, se todos têm acesso ao ensino básico, a ler e a escrever, porque não podem ter acesso a como se comportar à mesa?Porque têm de gastar dinheiro que muitas vezes nem têm, para impressionar alguém?Que gastem doutra maneira.Estou certa?Errada?Acho que deve haver coisas...sim, coisas...e não me digam que não posso dizer coisa...que é muito primário...coisa= tudo o que possa ser objecto de relação jurídica - portanto posso e digo: coisas...já estou calma...como eu dizia, devíamos de ter mais o que pensar, não?Digo eu...
Beijossssssssssssssss

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mixikó, como é que se come o pãõ????Com as mãos ou vou lá com a boca???!!!!eheheheheh

10:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

São as preocupações do nosso Portugal.

10:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

do portugal emergente, sim....vai dizer isso a quem precisa de ganhar o dia para dar de comer à família.....
Valendo o que vale o estudo hoje publicado, é impressionante que 85% dos portugueses não gostem de Portugal, nem do que o futuro lhes reserva....para mim estamos a pagar 32 anos de rebaldaria....

11:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Li hoje também essa noticia.A maioria dos portugueses está de costa voltadas para o País.Mas creio que ai confunde-se um pouco, o que o futuro lhes/nos reserva com o "nosso Portugal", que é lindo e tranquilo e que tanto tem para oferecer.

5:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o "portugal" a que se referem suponho que seja a análise política e de gestão deste país bem como as orientações a tomar no presente e no futuro...do portugal físico não acredito que haja 85% de portugueses que não gostem....

5:45 da tarde  
Blogger Mixikó said...

Nem mais anonymous...

5:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home